Uma das modalidades de psicoterapia é a psicoterapia em grupo. Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. O interesse por essa modalidade aparece na década de 1940, com a Segunda Guerra Mundial.
2. O grupo pode oportunizar a interação entre o terapeuta e o paciente e entre os demais integrantes.
3. O próprio grupo pode funcionar como fator de mudança.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- A) É correta apenas a afirmativa 1.
- B) É correta apenas a afirmativa 3.
- C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
- D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
- E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Gabarito: Letra E
Uma das modalidades de psicoterapia é a psicote[1]rapia em grupo. Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
Certo! A demanda por cuidado psicoterapêutico aumentou muito após a segunda guerra, impulsionando a psicoterapia de grupo.
“Ainda no início do século XX, houve outros autores que trabalharam com grupos, como Marsh (entre 1909 e 1912), Burrow (por volta de 1925), Adler (por volta de 1921) e Metzl (por volta de 1925). Entretanto, vale ressaltar que foi a partir da década de 1930 e 1940 que ocorreu um aumento significativo do trabalho com grupos em virtude da ampliação da demanda por assistência psicológica devido à Segunda Guerra Mundial. (BECHELLI; SANTOS, 2004).”
“Por ocasião da Segunda Guerra Mundial ocorreu grande mudança social quanto à procura de um profissional em decorrência de problemas emocionais. Até a década de 30, se fosse necessário procurar alguém com esta finalidade, a escolha recaía preferencialmente no padre, pastor ou rabino e não no "alienista" (psiquiatra) ou no psicanalista. Ir a um profissional de saúde mental era considerado confissão de fracasso pessoal, vergonha para a família e um estigma. Entretanto, os traumas decorrentes da guerra, tanto em civis quanto em militares, mudaram esse conceito. Passou a haver maior demanda de assistência psicológica em um universo com escasso número de psicoterapeutas. Em conseqüência, houve grande impulso à psicoterapia de grupo que passou a ser considerada como importante recurso terapêutico(23) e dezenas de trabalhos foram desenvolvidos e publicados, relatando o resultado dentro deste contexto histórico de crise.”
Certo! Essa interação é um fator grupal que compõe o processo terapêutico em grupo.
Certo! Como dissemos na afirmativa anterior, a interação com o grupo é um fator terapêutico.
Assim, 1, 2 e 3 estão corretos.
Gabarito Letra E
Fonte: Maireno, Daniel Polimeni, Sei, Maíra Bonafé, & Zanetti, Sandra Aparecida Serra. (2016). O ensino da técnica grupal na graduação em Psicologia. Vínculo, 13(1), 20-32. Recuperado em 02 de novembro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-24902016000100003&lng=pt&tlng=pt.
Bechelli, Luiz Paulo de C. e Santos, Manoel Antônio dosPsicoterapia de grupo: como surgiu e evoluiu. Revista Latino-Americana de Enfermagem [online]. 2004, v. 12, n. 2 [Acessado 2 Novembro 2021] , pp. 242-249.
Deixe um comentário