Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Zimerman, em “Fundamentos básicos das grupoterapias” (2000), discorre sobre um importante tema presente nas terapias em grupo, a saber, o fenômeno de transferência no campo grupal. Com base nas considerações do autor sobre o assunto, assinale a opção correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Quando um grupo funciona com coterapeuta, é comum acontecer de os próprios terapeutas vivenciarem emoções transferenciais reciprocas entre si.

 

Zimerman, em "Fundamentos básicos das grupoterapias" (2000), discorre sobre um importante tema presente nas terapias em grupo, a saber, o fenômeno de transferência no campo grupal. Com base nas considerações do autor sobre o assunto, assinale a opção correta.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"TRANSFERÊNCIA NOS GRUPOS

 

Em qualquer campo grupal, seja terapêutico ou não, é inevitável que surjam manifestações transferenciais.


Nas grupoterapias, manifestam-se em quatro níveis: 1) de cada indivíduo em relação à figura central do grupoterapeuta (transferência parental); 2) do grupo como uma totalidade em relação a essa figura central (transferência grupal); 3) de cada indivíduo em relação a outro(s) determinado(s) indivíduo(s) (transferência fraternal); 4) de cada indivíduo em relação ao grupo como uma entidade abstrata (transferência de pertencência).

(...)

As manifestações transferenciais nas grupoterapias analíticas variam com o momento evolutivo do grupo. Dessa forma, no início de qualquer grupo surgem as transferências cruzadas que expressam as necessidades de amor e de dependência, ao mesmo tempo em que conservam uma natureza paranóide. Neste caso, é comum o que o grupo fique dissociado em dois subgrupos: um que transfere os sentimentos de dependência, os quais se expressam através de mensagens de um e futuro muito esperançoso de propostas que visam a uma vinculação de natureza parasitário-simbiótica; e outro que se encarrega da transferência de sentimentos opostos, os quais se manifestam através de uma descrença e desesperança, assim como pelo temor paranóide de todos em virem a ser enganados, explorados, rechaçados e castigados.

(...)

Por outro lado, é útil destacarmos que a transferência grupal assume características algo diferentes do que se processa no tratamento individual.

 

Isso se deve a duas razões: uma é a de que a transferência no campo grupal procede de uma combinação de várias fontes; é mais impactuante e, conforme enfatiza Bion (1963), os participantes de um grupo têm mais facilidade para regredir a níveis psicóticos da personalidade.

 

Uma modalidade transferencial, que é exclusiva da terapia grupal, é aquela que R. Kaës denomina como intertransferência, a qual alude ao fato de que, quando o grupo funciona com mais de um grupoterapeuta, ou seja, numa forma bastante comum de co-terapia, costuma instalar-se não somente uma dissociação transferencial que os pacientes fazem, transferindo determinados aspectos para um deles e outros para o(a) outro(a), mas também costuma acontecer que os próprios terapeutas vivenciam emoções transferenciais recíprocas entre si.

 

Fonte: "Fundamentos básicos das grupoterapias" (Zimerman)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  Uma das razões de a transferência grupal assumir características diferentes das que se processam no tratamento individual relaciona-se à maior dificuldade de os integrantes do grupo regredirem a níveis distópicos de personalidade.
 

b)  Um movimento transferencial no campo grupal está muito longe de representar que esteja havendo a instalação de uma neurose de transferência, embora seja legítimo afirmar, inclusive no grupo analítico, que toda manifestação de transferência deva ser trabalhada.


c)  Quando um grupo funciona com coterapeuta, é comum acontecer de os próprios terapeutas vivenciarem emoções transferenciais reciprocas entre si.


d)  É incomum que um grupo iniciante se dissocie em dois subgrupos, uma vez que todos os sentimentos transferenciaís se relacionam à dependência.


e)  Sentimentos transferenciais no campo grupal remetem sempre a experiências emocionais com pessoas do passado.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *