Considerando os aspectos fundamentais de defesa sanitária animal, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. I. Uma doença emergente é aquela causada por infecção ou infestação nunca antes diagnosticada, ou resultante da evolução ou modificação de um patógeno já existente, ou por infecção ou infestação já conhecida que se estende a uma nova área geográfica ou população animal ou humana. II. A síndrome respiratória e neurológica das aves, passível de notificação de suspeitas e acompanhamento baseados na vigilância sindrômica, devem ser registrados no Sistema Continental de Vigilância Epidemiológica, e inclui as infecções causadas por Influenzavirus e Avulavirus. III. As chamadas encefalomielites equinas do Leste e do Oeste são zoonoses causadas por vírus da família Togaviridae e gênero Alphavirus, cujo ciclo biológico envolve aves migratórias e transmissão por mosquitos, e o diagnóstico pode ser feito por sorologia e confirmado por RT-PCR em amostras de cérebro de cavalos. IV. A brucelose, doença causada por bactérias do gênero Brucella, acomete bovinos, ovinos e caprinos, causando abortos e consequentemente graves perdas econômicas, mas não é uma doença muito importante em humanos, que são resistentes até mesmo às cepas mais patogênicas de Brucella.
proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
nunca antes diagnosticada, ou resultante da evolução ou modificação de
um patógeno já existente, ou por infecção ou infestação já conhecida que
se estende a uma nova área geográfica ou população animal ou humana.
suspeitas e acompanhamento baseados na vigilância sindrômica, devem
ser registrados no Sistema Continental de Vigilância Epidemiológica, e
inclui as infecções causadas por Influenzavirus e Avulavirus.
III. As chamadas encefalomielites equinas do Leste e do Oeste são zoonoses
causadas por vírus da família Togaviridae e gênero Alphavirus, cujo ciclo
biológico envolve aves migratórias e transmissão por mosquitos, e o
diagnóstico pode ser feito por sorologia e confirmado por RT-PCR em
amostras de cérebro de cavalos.
IV. A brucelose, doença causada por bactérias do gênero Brucella, acomete
bovinos, ovinos e caprinos, causando abortos e consequentemente graves
perdas econômicas, mas não é uma doença muito importante em
humanos, que são resistentes até mesmo às cepas mais patogênicas de
Brucella.
- A)Somente III e IV estão corretas.
- B)Somente I, II e IV estão corretas.
- C)Somente II, III e IV estão corretas,
- D)Somente I, II e III estão corretas.
- E)Somente II e III estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A análise das proposições sobre defesa sanitária animal revela aspectos fundamentais para a compreensão de doenças emergentes, sistemas de vigilância e zoonoses. A proposição I define corretamente doença emergente como uma condição nova ou modificada, seja por patógenos inéditos, evolução de existentes ou expansão geográfica, alinhando-se com conceitos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
A proposição II aborda adequadamente a síndrome respiratória e neurológica em aves, destacando a notificação obrigatória no Sistema Continental de Vigilância Epidemiológica e incluindo agentes como Influenzavirus (causador da influenza aviária) e Avulavirus (relacionado à doença de Newcastle), ambos de grande relevância para a saúde animal e pública.
A proposição III descreve com precisão as encefalomielites equinas do Leste e Oeste, zoonoses transmitidas por mosquitos com envolvimento de aves migratórias, confirmando a família Togaviridae, gênero Alphavirus, e métodos diagnósticos como sorologia e RT-PCR, conforme documentado em manuais de sanidade equina.
Entretanto, a proposição IV contém um erro grave ao afirmar que a brucelose "não é muito importante em humanos". Na realidade, a brucelose humana é uma zoonose significativa, causando febre ondulante, complicações crônicas e alto impacto em regiões endêmicas, sendo humans suscetíveis a cepas patogênicas de Brucella, especialmente B. melitensis.
Portanto, apenas as proposições I, II e III estão corretas, correspondendo à alternativa D.
Deixe um comentário