Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O frango moderno é hiperfágico, ou seja, alimenta-se durantetodo o tempo e, em função do seu melhoramento genético, écapaz de apresentar um incremento de conversão alimentar depelo menos dois centésimos de pontos, a cada ano. Em relação àanatomia, fisiologia e patologia de frangos, julgue os itens aseguir. É no proventrículo que ocorre a adição de maior quantidade de pepsina e ácido clorídrico ao alimento que foi deglutido.

O frango moderno é hiperfágico, ou seja, alimenta-se durante
todo o tempo e, em função do seu melhoramento genético, é
capaz de apresentar um incremento de conversão alimentar de
pelo menos dois centésimos de pontos, a cada ano. Em relação à
anatomia, fisiologia e patologia de frangos, julgue os itens a
seguir.


É no proventrículo que ocorre a adição de maior quantidade de pepsina e ácido clorídrico ao alimento que foi deglutido.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O proventrículo representa o estômago glandular das aves, sendo o local onde ocorre a secreção ativa de suco gástrico. Esta secreção é composta principalmente por pepsina e ácido clorídrico, que são fundamentais para o processo digestivo. A pepsina atua na quebra inicial das proteínas, enquanto o ácido clorídrico proporciona o pH ideal para a atividade enzimática e auxilia na desnaturação proteica.

Após a deglutição, o alimento passa primeiro pelo papo (onde ocorre armazenamento e umidificação) e em seguida pelo proventrículo, onde recebe esta adição enzimática. Somente depois o alimento segue para a moela, órgão muscular responsável pela trituração mecânica. Portanto, a afirmação de que é no proventrículo que ocorre a adição da maior quantidade de pepsina e ácido clorídrico está correta, conforme indicado pelo gabarito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *