O frango moderno é hiperfágico, ou seja, alimenta-se durantetodo o tempo e, em função do seu melhoramento genético, écapaz de apresentar um incremento de conversão alimentar depelo menos dois centésimos de pontos, a cada ano. Em relação àanatomia, fisiologia e patologia de frangos, julgue os itens aseguir. O pâncreas das aves, em contato com o quimo, libera, no duodeno, a enterogastrona, que induz o esvaziamento da moela e a propulsão do bolo alimentar.
O frango moderno é hiperfágico, ou seja, alimenta-se durante
todo o tempo e, em função do seu melhoramento genético, é
capaz de apresentar um incremento de conversão alimentar de
pelo menos dois centésimos de pontos, a cada ano. Em relação à
anatomia, fisiologia e patologia de frangos, julgue os itens a
seguir.
O pâncreas das aves, em contato com o quimo, libera, no duodeno, a enterogastrona, que induz o esvaziamento da moela e a propulsão do bolo alimentar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O pâncreas das aves não libera enterogastrona em contato com o quimo. Na realidade, a enterogastrona (também conhecida como hormônio enterogastrona) é produzida pela mucosa intestinal, especificamente no duodeno, em resposta à presença de lipídios e ácidos graxos no quimo. Sua função principal é inibir a motilidade gástrica e o esvaziamento da moela, além de reduzir a secreção ácida do proventrículo, permitindo uma digestão mais lenta e adequada de gorduras. O pâncreas aviário, por sua vez, secreta enzimas digestivas (como tripsina, amilase e lipase) e bicarbonato para neutralizar a acidez do quimo, mas não está envolvido na produção de enterogastrona. Portanto, a afirmação está incorreta.
Deixe um comentário