Um entreposto de ovos apresenta as seguintescaracterísticas: pé direito de 4 m de altura, paredeimpermeabilizada até a altura de 40 cm, junções entre o piso e aparede arredondadas, presença de elementos vazados em toda aextensão da parede próximo ao teto para ventilação, mesas comangulosidades e frestas, ovoscópio com a lâmpada queimada.Nesse entreposto, verificou-se que os ovos destinados àcomercialização in natura são lavados em equipamentos do tipoimersão e, após esse procedimento, a secagem é realizadanaturalmente ao ar livre, nas próprias embalagens decomercialização. Verificou-se, ainda, a presença de pássaros nointerior desse entreposto.A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens de84 a 93. Em relação ao emprego de sanitizante na água de lavagem dos ovos, deve-se preconizar o uso de substâncias a base de iodo, a fim de garantir a eliminação de possíveis microrganismos patogênicos.
Um entreposto de ovos apresenta as seguintes
características: pé direito de 4 m de altura, parede
impermeabilizada até a altura de 40 cm, junções entre o piso e a
parede arredondadas, presença de elementos vazados em toda a
extensão da parede próximo ao teto para ventilação, mesas com
angulosidades e frestas, ovoscópio com a lâmpada queimada.
Nesse entreposto, verificou-se que os ovos destinados à
comercialização in natura são lavados em equipamentos do tipo
imersão e, após esse procedimento, a secagem é realizada
naturalmente ao ar livre, nas próprias embalagens de
comercialização. Verificou-se, ainda, a presença de pássaros no
interior desse entreposto.
A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens de
84 a 93.
Em relação ao emprego de sanitizante na água de lavagem dos ovos, deve-se preconizar o uso de substâncias a base de iodo, a fim de garantir a eliminação de possíveis microrganismos patogênicos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O emprego de sanitizantes à base de iodo na água de lavagem de ovos destinados ao consumo in natura não é preconizado, uma vez que tais substâncias podem penetrar através da casca porosa do ovo, contaminando o interior e tornando-o impróprio para o consumo. A legislação sanitária brasileira proíbe expressamente a lavagem de ovos com qualquer tipo de sanitizante, permitindo apenas a limpeza a seco ou, em casos específicos, a lavagem com água potável, seguida de secagem adequada e imediata, condições que não são atendidas no entreposto descrito.
Deixe um comentário