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Os “Microrganismos” possuem uma única célula e não podem ser vistos a olho nu. Eles estão espalhados por toda parte: no ar, nos objetos, incluindo-se também os alimentos. Muitas vezes são associados a doenças, mas nem sempre é assim. Alguns deles são benéficos à saúde humana e sem eles as nossas funções vitais seriam prejudicadas. (…) Os microrganismos podem ser identificados mais facilmente pela sua classificação, conforme informações que se estabelecem nas classes, definidas de acordo com o potencial de risco que cada microrganismo oferece ao indivíduo e à comunidade. Considerando as “Classes que podem identificar os microrganismos”, julgue as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.( ) Classe 1: o risco é muito baixo individualmente e para a comunidade ou até mesmo ausente e os microrganismos não têm capacidade de provocar doenças. Exemplo: Bacillus subtilis; os mesmos utilizados na bebida Yakult. ( ) Classe 2: o risco individual é moderado e limitado para a comunidade. Os microrganismos podem provocar doenças, mas a propagação é limitada. Exemplo: Vírus da Febre Amarela. ( ) Classe 3: o risco individual é elevado e limitado para a comunidade. O patógeno geralmente provoca doenças graves, podendo ocorrer a propagação de indivíduo para indivíduo, mas existem medidas de profilaxia. Exemplo: Mycobacterium tuberculosis. ( ) Classe 4: o risco é elevado individualmente e para a comunidade. Os microrganismos são altamente patogênicos, possuem fácil propagação e não existem medidas profiláticas. Exemplo: Vírus Ebola. 

Os “Microrganismos” possuem uma única célula e
não podem ser vistos a olho nu. Eles estão
espalhados por toda parte: no ar, nos objetos,
incluindo-se também os alimentos. Muitas vezes são
associados a doenças, mas nem sempre é assim.
Alguns deles são benéficos à saúde humana e sem
eles as nossas funções vitais seriam prejudicadas.
(…) Os microrganismos podem ser identificados mais
facilmente pela sua classificação, conforme
informações que se estabelecem nas classes,
definidas de acordo com o potencial de risco que
cada microrganismo oferece ao indivíduo e à
comunidade. 
Considerando as “Classes que podem identificar os
microrganismos”, julgue as proposições com
V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque
a alternativa correta.
( ) Classe 1: o risco é muito baixo individualmente
e para a comunidade ou até mesmo ausente e os
microrganismos não têm capacidade de provocar
doenças. Exemplo: Bacillus subtilis; os mesmos
utilizados na bebida Yakult.
( ) Classe 2: o risco individual é moderado e
limitado para a comunidade. Os microrganismos
podem provocar doenças, mas a propagação é
limitada. Exemplo: Vírus da Febre Amarela.
( ) Classe 3: o risco individual é elevado e limitado
para a comunidade. O patógeno geralmente provoca
doenças graves, podendo ocorrer a propagação de
indivíduo para indivíduo, mas existem medidas de
profilaxia. Exemplo: Mycobacterium tuberculosis.
( ) Classe 4: o risco é elevado individualmente e
para a comunidade. Os microrganismos são
altamente patogênicos, possuem fácil propagação e
não existem medidas profiláticas. Exemplo: Vírus
Ebola. 

Resposta:

A alternativa correta é E)

Os microrganismos, seres unicelulares invisíveis a olho nu, estão presentes em praticamente todos os ambientes, incluindo o ar, superfícies e alimentos. Embora frequentemente associados a doenças, muitos desempenham papéis benéficos e são essenciais para funções vitais humanas. Sua classificação em categorias de risco permite uma melhor compreensão do perigo que representam para indivíduos e comunidades.

Analisando as proposições sobre as classes de microrganismos, todas estão corretas: a Classe 1 inclui organismos de risco muito baixo ou ausente, como o Bacillus subtilis usado no Yakult; a Classe 2 abrange microrganismos de risco moderado e propagação limitada, como o vírus da Febre Amarela; a Classe 3 refere-se a patógenos de alto risco individual com propagação controlável, exemplificada pela Mycobacterium tuberculosis; e a Classe 4 engloba agentes altamente patogênicos e de fácil disseminação, como o vírus Ebola, sem medidas profiláticas eficazes.

Portanto, a sequência correta é V; V; V; V, correspondente à alternativa E).

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