Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Beta‐agonistas são compostos sintéticos muito semelhantes, do ponto de vista farmacológico e estrutural, às catecolaminas endógenas, como a epinefrina e norepinefrina. Os beta‐agonistas se ligam a receptores do tipo ß, presentes em praticamente todas as células do corpo animal, e provocam uma resposta em nível celular que resulta em alterações fisiológicas importantes. Com relação aos beta‐agonistas, analise as afirmativas. I. A administração de beta‐agonistas leva à hipertrofia muscular e à diminuição do conteúdo proteico, devido a mecanismos que envolvem a quebra das proteínas miofibrilares. II. O endurecimento na carne de animais tratados por beta‐agonistas pode ser explicado pelo aumento na atividade de calpastatina. III. As células musculares tornam‐se insensíveis aos beta‐agonistas após alguns dias de uso, de forma que a partir desse período resultará somente em prejuízo financeiro e risco de resíduos na carne. IV. Elevam a proporção de massa muscular sem a diminuição do tecido adiposo e da espessura de gordura subcutânea, elevando, assim, a estimativa de rendimento de desossa. Estão corretas apenas as alternativas

Beta‐agonistas são compostos sintéticos muito semelhantes, do ponto de vista farmacológico e estrutural, às
catecolaminas endógenas, como a epinefrina e norepinefrina. Os beta‐agonistas se ligam a receptores do tipo ß,
presentes em praticamente todas as células do corpo animal, e provocam uma resposta em nível celular que resulta
em alterações fisiológicas importantes. Com relação aos beta‐agonistas, analise as afirmativas.


I.
A administração de beta‐agonistas leva à hipertrofia muscular e à diminuição do conteúdo proteico, devido a
mecanismos que envolvem a quebra das proteínas miofibrilares.

II. O endurecimento na carne de animais tratados por beta‐agonistas pode ser explicado pelo aumento na atividade de
calpastatina.

III. As células musculares tornam‐se insensíveis aos beta‐agonistas após alguns dias de uso, de forma que a partir desse
período resultará somente em prejuízo financeiro e risco de resíduos na carne.

IV. Elevam a proporção de massa muscular sem a diminuição do tecido adiposo e da espessura de gordura subcutânea,
elevando, assim, a estimativa de rendimento de desossa.

Estão corretas apenas as alternativas

Resposta:

A alternativa correta é C)

Beta‐agonistas são compostos sintéticos que mimetizam a ação das catecolaminas endógenas, ligando-se aos receptores beta adrenérgicos e desencadeando respostas fisiológicas significativas. A análise das afirmativas revela que apenas as alternativas II e III estão corretas.

A afirmativa I é incorreta, pois os beta‐agonistas promovem hipertrofia muscular através do aumento da síntese proteica e da inibição da degradação de proteínas miofibrilares, e não por mecanismos que envolvem a quebra dessas proteínas.

A afirmativa II está correta, uma vez que o endurecimento da carne observado em animais tratados com beta‐agonistas está associado ao aumento da atividade da calpastatina, que inibe a proteólise e resulta em uma carne mais dura.

A afirmativa III é correta, pois o uso prolongado de beta‐agonistas leva à dessensibilização dos receptores beta-adrenérgicos, tornando as células musculares insensíveis aos efeitos anabólicos desses compostos, o que resulta apenas em custos adicionais e riscos de resíduos na carne.

A afirmativa IV é incorreta, dado que os beta‐agonistas elevam a proporção de massa muscular concomitantemente à redução do tecido adiposo e da espessura de gordura subcutânea, melhorando o rendimento de desossa, mas não sem diminuir a gordura.

Portanto, estão corretas apenas as alternativas II e III.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *