Leia as afirmativas a seguir: I. Nas aves, a cauda é onde é encontrado o músculo eretor o qual tem ação nos folículos das penas de todo o corpo do animal. II. Na criação de caprinos e ovinos, os animais portadores de alterações físicas, por ocasião do nascimento (retrognatismo, prognatismo, tetas duplas, animais com um só testículo etc.), não devem ser descartados, pois nesses casos não há risco de transmissão dos mesmos defeitos às suas crias. III. Na criação de caprinos e ovinos, os animais com problemas nos dentes devem ser descartados, pois eles têm dificuldades para se alimentar e por isso, podem ter o seu desenvolvimento corporal bastante comprometido. Marque a alternativa CORRETA:
tem ação nos folículos das penas de todo o corpo do animal.
alterações físicas, por ocasião do nascimento (retrognatismo,
prognatismo, tetas duplas, animais com um só testículo etc.), não
devem ser descartados, pois nesses casos não há risco de
transmissão dos mesmos defeitos às suas crias.
dentes devem ser descartados, pois eles têm dificuldades para se
alimentar e por isso, podem ter o seu desenvolvimento corporal
bastante comprometido.
- A)Nenhuma afirmativa está correta.
- B)Está correta a afirmativa I, apenas.
- C)Está correta a afirmativa II, apenas.
- D)Está correta a afirmativa III, apenas.
- E)Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Após análise das três afirmativas apresentadas, verifica-se que apenas a afirmativa III está correta. A afirmativa I contém imprecisão anatômica, uma vez que o músculo eretor das penas não está localizado exclusivamente na cauda das aves, mas distribuído por diversas regiões do corpo, associado aos folículos penianos. A afirmativa II apresenta grave erro zootécnico, pois condições como retrognatismo, prognatismo, tetas duplas e monorquia possuem caráter hereditário e, portanto, devem sim ser critérios de descarte para evitar a propagação desses defeitos genéticos na progênie.
A afirmativa III, por sua vez, demonstra correto entendimento zootécnico: animais caprinos e ovinos com problemas dentários efetivamente apresentam comprometimento mastigatório, o que prejudica diretamente a eficiência alimentar, a digestão e, consequentemente, o desenvolvimento corporal, justificando tecnicamente seu descarte do plantel.
Deixe um comentário