Alguns bovinos de determinada propriedade rural vêmapresentando progressiva perda de peso, anorexia, febre, paresia doposterior, exoftalmia, dificuldade respiratória, obstrução intestinale agalactia. A necropsia de alguns animais revelou aumentogeneralizado dos linfonodos, tanto superficiais como internos. Aocorte, os linfonodos apresentavam uma superfície brancoamarelada,sem distinção entre a cortical e a medular. Foramobservadas ainda massas tumorais com o mesmo aspecto nocoração, nos rins e intestinos, no abomaso, na medula espinhal e noútero.A partir dessas informações, julgue os itens de 61 a70. A técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) pode ser utilizada para a detecção do agente etiológico dessa doença, pois o princípio desse teste é a detecção do agente por meio da precipitação de proteínas específicas.
Alguns bovinos de determinada propriedade rural vêm
apresentando progressiva perda de peso, anorexia, febre, paresia do
posterior, exoftalmia, dificuldade respiratória, obstrução intestinal
e agalactia. A necropsia de alguns animais revelou aumento
generalizado dos linfonodos, tanto superficiais como internos. Ao
corte, os linfonodos apresentavam uma superfície brancoamarelada,
sem distinção entre a cortical e a medular. Foram
observadas ainda massas tumorais com o mesmo aspecto no
coração, nos rins e intestinos, no abomaso, na medula espinhal e no
útero.
A partir dessas informações, julgue os itens de 61 a70.
A técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) pode ser utilizada para a detecção do agente etiológico dessa doença, pois o princípio desse teste é a detecção do agente por meio da precipitação de proteínas específicas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Com base nas informações fornecidas, a afirmação sobre a técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) está incorreta. O princípio do teste de PCR não é a detecção do agente por meio da precipitação de proteínas específicas, mas sim a amplificação de sequências específicas de DNA ou RNA do patógeno, permitindo sua identificação mesmo em baixas concentrações. A precipitação de proteínas está associada a outros tipos de testes, como imunodifusão ou ELISA, e não ao PCR. Portanto, o item está errado.
Deixe um comentário