Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, apósparticiparem de uma exposição agropecuária, tenham apresentadosinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere,ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia,tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragiaspetequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, doslinfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue ositens a seguir. O agente etiológico apresenta a molécula fita dupla de DNA como genoma.
Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, após
participarem de uma exposição agropecuária, tenham apresentado
sinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere,
ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia,
tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragias
petequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, dos
linfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue os
itens a seguir.
O agente etiológico apresenta a molécula fita dupla de DNA como genoma.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Com base nas informações clínicas e lesões anatomopatológicas descritas, que incluem febre aguda, anemia, perda de peso, edema subcutâneo, hemorragias petequiais, icterícia leve e aumento de órgãos linfoides (baço, linfonodos e fígado), o quadro é altamente sugestivo de anemia infecciosa equina, doença causada por um lentivírus da família Retroviridae.
O agente etiológico da anemia infecciosa equina é um vírus RNA de cadeia simples positiva, pertencente ao gênero Lentivirus. Portanto, não apresenta DNA de fita dupla como material genético, mas sim RNA.
Dessa forma, a afirmação de que "o agente etiológico apresenta a molécula fita dupla de DNA como genoma" está incorreta.

Deixe um comentário