O coronavírus felino (FCoV) é extensamente difundido no intestino dos gatos domésticos; podendo alguns desses animais predispostos desenvolver uma variação desse vírus que causa a peritonite infecciosa felina (PIF), doença altamente letal, que não apresenta um tratamento eficaz. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.O método diagnóstico definitivo para PIF é a realização do teste ELISA, para busca de anticorpos séricos.
O coronavírus felino (FCoV) é extensamente difundido no intestino dos gatos domésticos; podendo alguns desses animais predispostos desenvolver uma variação desse vírus que causa a peritonite infecciosa felina (PIF), doença altamente letal, que não apresenta um tratamento eficaz. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
O método diagnóstico definitivo para PIF é a realização do teste ELISA, para busca de anticorpos séricos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O diagnóstico definitivo da peritonite infecciosa felina (PIF) não pode ser estabelecido exclusivamente através do teste ELISA para detecção de anticorpos séricos. Embora este exame possa indicar exposição prévia ao coronavírus felino, sua utilidade é limitada pela alta prevalência de anticorpos na população felina saudável e pela possibilidade de resultados falso-negativos em gatos com PIF efusiva. O diagnóstico conclusivo requer a combinação de achados clínicos, alterações laboratoriais características e, preferencialmente, a confirmação histopatológica de lesões teciduais ou a detecção do vírus em fluidos corporais através de métodos como a reação em cadeia da polimerase (PCR).
Deixe um comentário