Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da clínica médica de pequenos animais, julgue o próximo item.O fármaco enrofloxacina sempre deve ser incluído na terapia antibiótica inicial da doença do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF), uma vez que essa enfermidade é comumente originada por infecções estafilocócicas.

A respeito da clínica médica de pequenos animais, julgue o próximo item.

O fármaco enrofloxacina sempre deve ser incluído na terapia antibiótica inicial da doença do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF), uma vez que essa enfermidade é comumente originada por infecções estafilocócicas.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O uso da enrofloxacina como terapia antibiótica inicial no tratamento da doença do trato urinário inferior em felinos (DTUIF) é uma afirmação que merece análise crítica. Embora esse fármaco tenha ação contra bactérias gram-negativas e algumas gram-positivas, incluindo estafilococos, sua indicação rotineira não é recomendada sem prévia avaliação diagnóstica.

A DTUIF possui diversas etiologias, sendo que apenas uma parcela dos casos está associada a infecções bacterianas. Muitas vezes, a condição decorre de fatores como estresse, cristais urinários ou obstruções, sem envolvimento microbiano. Mesmo quando há infecção, os patógenos mais comuns incluem Escherichia coli e outros enterobactérias, não se limitando aos estafilococos.

A prescrição inadequada de antimicrobianos, especialmente fluoroquinolonas como a enrofloxacina, pode contribuir para o desenvolvimento de resistência bacteriana. Portanto, o tratamento deve ser baseado em exames como urinálise, cultura e antibiograma, quando indicado, seguindo princípios de uso racional de antimicrobianos.

Dessa forma, a afirmação está errada, pois a enrofloxacina não deve ser automaticamente incluída na terapia inicial sem comprovação da necessidade e sensibilidade bacteriana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *