Continua após a publicidade..
Constituem drogas de escolha para o combate, em cães e gatos, os agentes indicados abaixo, EXCE TO:
Constituem drogas de escolha para o combate, em cães e gatos, os agentes indicados abaixo, EXCE TO:
- A)Babesia canis / Imidocarb;
- B)Bordetella bronchiseptica / Tetraciclina;
- C)Eimeria spp / Sulfametoxazol;
- D)Salmonella sp. / Enrofloxacino;
- E)Toxoplasma gondii / Amoxicilina.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O tratamento de doenças em cães e gatos envolve a seleção de fármacos específicos para cada patógeno. No caso apresentado, quatro das cinco alternativas indicam combinações corretas entre agentes infecciosos e medicamentos, enquanto uma delas está incorreta. A análise das opções revela o seguinte:
- A) Babesia canis / Imidocarb: O imidocarb é um antiprotozoário amplamente utilizado no tratamento da babesiose canina, causada por Babesia canis. Portanto, essa associação está correta.
- B) Bordetella bronchiseptica / Tetraciclina: A tetraciclina é um antibiótico eficaz contra bactérias como Bordetella bronchiseptica, um agente comum da tosse dos canis. Logo, essa combinação também está adequada.
- C) Eimeria spp / Sulfametoxazol: O sulfametoxazol, frequentemente associado a trimetoprima, é utilizado no tratamento de infecções por Eimeria spp, protozoários que causam coccidiose. Assim, essa opção está correta.
- D) Salmonella sp. / Enrofloxacino: O enrofloxacino, uma fluoroquinolona, é indicado para infecções bacterianas, incluindo aquelas causadas por Salmonella. Portanto, essa associação é válida.
- E) Toxoplasma gondii / Amoxicilina: A amoxicilina é um antibiótico beta-lactâmico com ação contra bactérias, mas não possui eficácia contra protozoários como Toxoplasma gondii. O tratamento para toxoplasmose geralmente envolve clindamicina ou sulfadiazina associada a pirimetamina. Dessa forma, essa é a alternativa incorreta.
Conclui-se que a opção E) é a exceção, pois a amoxicilina não é o fármaco de escolha para o combate ao Toxoplasma gondii, confirmando que o gabarito correto é, de fato, E).
Deixe um comentário