Um felino foi apresentado para consulta com sinais de intoxicação após o proprietário ter administrado paracetamol. Nesse caso, o antídoto de escolha é
após o proprietário ter administrado paracetamol. Nesse caso, o
antídoto de escolha é
- A)atropina.
- B)efedrina.
- C)epinefrina.
- D)vitamina K.
- E)acetilcisteína.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Um felino foi levado para consulta veterinária apresentando sinais de intoxicação após a administração de paracetamol pelo proprietário. O paracetamol, um analgésico e antipirético comum em humanos, é extremamente tóxico para gatos devido à sua incapacidade de metabolizar adequadamente a substância, levando à necrose hepática e à formação de metahemoglobina.
Entre as opções apresentadas como possíveis antídotos, a acetilcisteína (alternativa E) é o tratamento de escolha para intoxicação por paracetamol em felinos. Este composto atua como precursor da glutationa, ajudando a neutralizar o metabólito tóxico N-acetil-p-benzoquinoneimina (NAPQI) e prevenindo danos hepáticos.
As outras alternativas não são adequadas para este caso específico:
- A) Atropina: utilizada em intoxicações por organofosforados
- B) Efedrina: simpaticomimético não indicado para este quadro
- C) Epinefrina: usada em reações anafiláticas
- D) Vitamina K: antídoto para intoxicação por rodenticidas anticoagulantes
Portanto, a resposta correta é de fato a alternativa E) acetilcisteína, que deve ser administrada o mais precocemente possível para aumentar as chances de recuperação do animal.
Deixe um comentário