O mastocitoma cutâneo canino (MCC) é um dos principais neoplasmas malignos, observados na pele de cães no Brasil. Apesar de existir um antigo sistema de graduação histológica para estes tumores (sistema de Patnaik), que dividia os MCC’s em três grupos de acordo com sua aparência histológica, um novo sistema de graduação foi criado recentemente. Esse novo sistema tem o mesmo propósito do sistema de Patnaik: dividir os MCC’s em grupos de acordo com sua aparência histológica. No entanto, diferentemente do sistema de Patnaik, o novo sistema de graduação divide os MCC’s em apenas dois grupos: mastocitomas de alto grau e mastocitomas de baixo grau. Esse novo sistema de graduação utiliza um menor número de critérios histológicos. Dois dos três critérios histológicos, utilizados nesse novo sistema de graduação de MCC’s, estão presentes em:
O mastocitoma cutâneo canino (MCC) é um dos principais neoplasmas
malignos, observados na pele de cães no Brasil. Apesar
de existir um antigo sistema de graduação histológica para estes
tumores (sistema de Patnaik), que dividia os MCC’s em três grupos
de acordo com sua aparência histológica, um novo sistema
de graduação foi criado recentemente. Esse novo sistema tem o
mesmo propósito do sistema de Patnaik: dividir os MCC’s em grupos
de acordo com sua aparência histológica. No entanto, diferentemente
do sistema de Patnaik, o novo sistema de graduação
divide os MCC’s em apenas dois grupos: mastocitomas de alto
grau e mastocitomas de baixo grau. Esse novo sistema de graduação
utiliza um menor número de critérios histológicos.
Dois dos três critérios histológicos, utilizados nesse novo sistema
de graduação de MCC’s, estão presentes em:
- A)Contagem de eosinófilos em 10 campos de grande aumento; contagem das mitoses em 10 campos de grande aumento.
- B)Contagem de eosinófilos em 10 campos de grande aumento; presença de pelo menos uma úlcera na epiderme sobrejacente ao tumor.
- C)Presença de epiteliotropismo das células neoplásicas (invasão à epiderme); presença de pelo menos uma úlcera na epiderme sobrejacente ao tumor.
- D)Contagem das mitoses em 10 campos de grande aumento; contagem das células multinucleadas (com 3 ou mais núcleos) em 10 campos de grande aumento.
- E)Presença de pelo menos um foco de necrose no tumor em 10 campos de grande aumento; presença de células neoplásicas, invadindo os folículos pilosos em 10 campos de grande aumento.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O mastocitoma cutâneo canino (MCC) representa um dos principais neoplasmas malignos observados na pele de cães no Brasil. Tradicionalmente, utilizava-se o sistema de graduação histológica de Patnaik, que classificava esses tumores em três grupos distintos com base em sua aparência histológica. No entanto, recentemente foi desenvolvido um novo sistema de graduação, mantendo o mesmo propósito de categorização, porém com uma abordagem simplificada.
Este novo sistema classifica os mastocitomas em apenas duas categorias: alto grau e baixo grau, empregando um número reduzido de critérios histológicos em comparação ao método anterior. Dentre as opções apresentadas para identificar dois dos três critérios utilizados nessa nova graduação, a alternativa correta é a D), que inclui a contagem de mitoses em 10 campos de grande aumento e a contagem de células multinucleadas (com 3 ou mais núcleos) em 10 campos de grande aumento.
Deixe um comentário