Um gato, com um ano de idade, apresentou, nas últimas vinte e quatro horas, um quadro clínico de lambedura excessiva da região ventral e peniana, hiporexia, vômito e disúria. No exame físico, o gato também apresentou hálito urêmico, edema e eritema penianos. A palpação abdominal evidenciou vesícula urinária repleta, firme e dolorida ao toque. Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir.A obstrução uretral observada no caso clínico descrito é frequentemente relacionada à ocorrência de hipercalemia, sendo indicado o monitoramento do animal por meio de eletrocardiograma e de aferição de potássio sérico.
Um gato, com um ano de idade, apresentou, nas últimas vinte e quatro horas, um quadro clínico de lambedura excessiva da região ventral e peniana, hiporexia, vômito e disúria. No exame físico, o gato também apresentou hálito urêmico, edema e eritema penianos. A palpação abdominal evidenciou vesícula urinária repleta, firme e dolorida ao toque. Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir.
A obstrução uretral observada no caso clínico descrito é frequentemente relacionada à ocorrência de hipercalemia, sendo indicado o monitoramento do animal por meio de eletrocardiograma e de aferição de potássio sérico.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Com base no quadro clínico descrito, caracterizado por disúria, vesícula urinária repleta e dolorida, hálito urêmico e sinais sistêmicos, evidencia-se uma obstrução uretral com provável desenvolvimento de azotemia pós-renal. Esta condição está frequentemente associada à hipercalemia, devido à incapacidade de excreção renal de potássio, o que representa um risco significativo de arritmias cardíacas e parada cardíaca. Portanto, o monitoramento eletrocardiográfico e a aferição do potássio sérico são condutas essenciais e indicadas no manejo do paciente.
C) CERTO
Deixe um comentário