Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação à identidade e qualidade dos alimentos de origemanimal, a análises microbiológicas e físico-químicas e a doençastransmitidas por alimentos de origem animal, julgue os itens que seseguem. O ser humano, ao ingerir carne crua ou mal cozida contaminada com cisticercos viáveis, desenvolve a teníase e, ao ingerir alimentos contaminados com os ovos do parasita (especialmente T. solium ou T. saginata), desenvolve cisticercose.

Em relação à identidade e qualidade dos alimentos de origem
animal, a análises microbiológicas e físico-químicas e a doenças
transmitidas por alimentos de origem animal, julgue os itens que se
seguem.

O ser humano, ao ingerir carne crua ou mal cozida contaminada com cisticercos viáveis, desenvolve a teníase e, ao ingerir alimentos contaminados com os ovos do parasita (especialmente T. solium ou T. saginata), desenvolve cisticercose.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O item em análise apresenta uma inversão conceitual fundamental no ciclo biológico das tênias, especificamente em relação às formas de transmissão da teníase e da cisticercose. A afirmação inicial está incorreta ao atribuir ao consumo de cisticercos viáveis o desenvolvimento da teníase no ser humano, e ao consumo de ovos a desenvolvimento da cisticercose.

Na realidade epidemiológica, o correto é o oposto: a ingestão de cisticercos viáveis presentes em carne bovina ou suína mal cozida leva ao desenvolvimento da teníase intestinal no hospedeiro definitivo (ser humano). Já a cisticercose humana ocorre pela ingestão acidental de ovos de Taenia solium provenientes de fezes humanas contaminadas, através de alimentos, água ou autoinfecção, fazendo do ser humano um hospedeiro intermediário acidental.

Esta distinção é crucial para a saúde pública, pois a cisticercose humana, particularmente a neurocisticercose, representa grave problema sanitário com potencial letal, enquanto a teníase intestinal geralmente apresenta manifestações clínicas menos severas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *