Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere a epidemiologia da Doença de Aujeszky e julgue os itens. I. Os suínos são os principais responsáveis pela manutenção do vírus da doença de Aujeszky na natureza e constituem fonte primária de infecção para outras espécies de animais. II. A doença de Aujeszky tem como características alta morbidade e baixa letalidade. III. Ao serem infectados, os suínos podem ou não desenvolver a doença. Estão correto(s) o(s) item(itens) 

Considere a epidemiologia da Doença de Aujeszky e julgue os itens.
I. Os suínos são os principais responsáveis pela manutenção do vírus da doença de Aujeszky na
natureza e constituem fonte primária de infecção para outras espécies de animais.
II. A doença de Aujeszky tem como características alta morbidade e baixa letalidade.
III. Ao serem infectados, os suínos podem ou não desenvolver a doença.
Estão correto(s) o(s) item(itens) 

Resposta:

A alternativa correta é A)

Considerando a epidemiologia da Doença de Aujeszky, também conhecida como pseudoraiva, é possível realizar uma análise criteriosa dos itens apresentados.

O item I está correto, pois os suínos de fato representam o principal reservatório do vírus Suid herpesvirus 1 (SuHV-1) na natureza. Como hospedeiros naturais, eles mantêm a cadeia de transmissão e servem como fonte primária de infecção para outras espécies susceptíveis, incluindo bovinos, ovinos, caprinos e animais silvestres, nos quais a doença é invariavelmente fatal.

O item II está incorreto. Embora a morbidade possa ser alta em populações susceptíveis, especialmente em surtos agudos, a letalidade não é baixa. A taxa de mortalidade varia significativamente conforme a idade dos animais e o estado imunológico do rebanho. Em leitões jovens, a letalidade pode atingir 100%, enquanto em animais adultos as taxas são geralmente mais baixas, mas ainda significativas.

O item III está correto. A infecção pelos suínos pode manifestar-se de diferentes formas: desde casos assintomáticos, onde os animais se tornam portadores latentes do vírus, até manifestações clínicas graves. A expressão da doença depende de fatores como idade, estado imune, virulência da cepa viral e condições de manejo.

Portanto, estão corretos apenas os itens I e III.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *