Em uma suinocultura, o hiperdimensionamento donúmero de matrizes por meio da introdução de muitas porcas deprimeira cria acarretou a falta de gaiolas de parição em númerosuficiente. Por mais de uma vez, uma porca, que já indicava sinaisde trabalho de parto, teve que ser retirada do local, que foiimediatamente ocupado por outro animal, sem tempo para quehouvesse a higienização do local. Um lote de leitões recémnascidos nesse recinto de parição apresentou diarreia líquida e decoloração amarelada a partir do terceiro dia de vida. Algunsanimais mostraram sinais de fraqueza algumas horas após onascimento.Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes. Não há vacina preventiva para essa enfermidade, sendo necessário o abate da porca e dos leitões acometidos quando ocorrer o aparecimento da doença.
Em uma suinocultura, o hiperdimensionamento do
número de matrizes por meio da introdução de muitas porcas de
primeira cria acarretou a falta de gaiolas de parição em número
suficiente. Por mais de uma vez, uma porca, que já indicava sinais
de trabalho de parto, teve que ser retirada do local, que foi
imediatamente ocupado por outro animal, sem tempo para que
houvesse a higienização do local. Um lote de leitões recém
nascidos nesse recinto de parição apresentou diarreia líquida e de
coloração amarelada a partir do terceiro dia de vida. Alguns
animais mostraram sinais de fraqueza algumas horas após o
nascimento.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
Não há vacina preventiva para essa enfermidade, sendo necessário o abate da porca e dos leitões acometidos quando ocorrer o aparecimento da doença.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O item está ERRADO, pois existem vacinas preventivas disponíveis para a diarreia epidêmica suína (provável enfermidade descrita), aplicadas em matrizes gestantes para conferir imunidade aos leitões via colostro. O abate dos animais não é a única medida indicada, sendo priorizado o tratamento de suporte com hidratação, aquecimento e uso de antibióticos para prevenir infecções secundárias, além do manejo sanitário rigoroso das instalações.
Deixe um comentário