“Na década de 70, a suinocultura brasileira sofreu com o aparecimento da Peste Suína Africana (PSA). Neste momento, surge com grande repercussão a necessidade de abate de milhões de suínos na China em razão do reaparecimento da doença. Esta constatação terá grande influência no setor da suinocultura no mundo, uma vez que a China é conhecida por todos como o maior produtor, maior importador e maior consumidor de carne suína no mundo”. Fonte:http://portalpubvet.com.br/index.php/2019/05/17/p este-suina-africana-na-china/. Com relação a PSA, assinale a alternativa INCORRETA.
o aparecimento da Peste Suína Africana (PSA). Neste
momento, surge com grande repercussão a
necessidade de abate de milhões de suínos na China
em razão do reaparecimento da doença. Esta
constatação terá grande influência no setor da
suinocultura no mundo, uma vez que a China é
conhecida por todos como o maior produtor, maior
importador e maior consumidor de carne suína no
mundo”.
este-suina-africana-na-china/. Com relação a PSA,
assinale a alternativa INCORRETA.
- A)No ciclo doméstico, usualmente, os carrapatos se infectam através da ingestão de sangue de um suíno infectado, levando a infecção transovariana destes artrópodes, e consequente disseminação de carrapatos infectados.
- B)Para sua transmissão, necessita de carrapatos do gênero Ornithodoros, os quais não existem no Brasil.
- C)A ocorrência de surtos, em países onde a doença não existia anteriormente, está quase sempre relacionada a alimentação de suínos com restos de comida contaminados, oriundos de aviões e navios egressos de zonas onde a doença é enzoótica.
- D)Até o momento não há possibilidade de se recorrer ao uso de vacinas como forma de prevenção contra a PSA.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A Peste Suína Africana (PSA) representa um dos maiores desafios sanitários para a suinocultura global, com impactos econômicos e produtivos significativos. A doença, causada por um vírus DNA da família Asfarviridae, possui particularidades em sua epidemiologia que exigem atenção especial das autoridades sanitárias e produtores.
A alternativa incorreta é a letra A, que afirma que os carrapatos se infectam através da ingestão de sangue de suínos infectados no ciclo doméstico. Na realidade, os carrapatos do gênero Ornithodoros atuam como vetores biológicos no ciclo silvestre, mas não no ciclo doméstico da doença. A transmissão no ciclo doméstico ocorre principalmente através do contato direto entre animais, secreções, excretas, fômites e ingestão de produtos cárneos contaminados.
As demais alternativas apresentam informações corretas sobre a PSA: a letra B corretamente indica a necessidade dos carrapatos Ornithodoros para a manutenção do ciclo silvestre, salientando que estas espécies não existem no Brasil; a letra C acertadamente relaciona a introdução da doença em novos territórios com a prática de alimentar suínos com restos de comida contaminados provenientes de transportes internacionais; e a letra D corretamente afirma a inexistência de vacinas comerciais eficazes contra a PSA, tornando as medidas de biossegurança e controle sanitário as principais ferramentas de prevenção.

Deixe um comentário