Simulado de Ciências - 6º ano
31) Disponível em: https://bit.ly/3JtQRKi. Acesso em: 18 fev. 2022.
Esse animal se desloca de um lugar a outro
- A) correndo.
- B) rastejando.
- C) saltando.
- D) voando.
A resposta correta é a letra B)
A serpente ou cobra se rasteja como modo de locomoção.
Portanto, alternativa "B".
32) Leia, no quadro abaixo, as transformações que ocorrem com a matéria.
1 | Azedamento de um leite. |
2 | Queima de um papel. |
3 | Aquecimento de uma panela. |
4 | Escurecimento de uma fruta. |
Nesse quadro, qual número indica uma transformação física?
- A) 1.
- B) 2.
- C) 3.
- D) 4.
A resposta correta é a letra C)
Uma roupa é colocada para secar no varal, a água presente em sua superfície sofre uma transformação em que não há formação de novas substâncias, ou seja, as propriedades químicas da água são mantidas.
Portanto, alternativa "C".
33) Observe a planta representada na imagem abaixo.
Disponível em: https://bit.ly/3h0UXgB. Acesso em: 19 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.
Nessa imagem, a estrutura apontada pela seta recebe o nome de
- A) caule.
- B) folha.
- C) raiz.
- D) Fruto.
A resposta correta é a letra D)
A estrutura apontada pela seta é o FRUTO.
Portanto, alternativa "D".
34) Os roedores são mamíferos que têm dentes incisivos compridos e pontiagudos. Mais da metade dos mamíferos da Terra é constituída por roedores. […] Os roedores são diferentes dos outros mamíferos porque seus dentes incisivos, tanto superiores quanto inferiores, nunca param de crescer. Os roedores passam a maior parte do tempo roendo objetos duros para desgastar esses dentes. Se eles ficam grandes demais, o animal não consegue comer. […]
Disponível em: https://bit.ly/357z3pm. Acesso em: 19 fev. 2022. Fragmento.
Um exemplo do animal mencionado nesse texto é
- A) a cabra.
- B) a vaca.
- C) o gato.
- D) o rato.
A resposta correta é a letra D)
De acordo com o texto, as características citadas refere-se ao animal rato "roedor".
Portanto, alternativa "D".
35) Disponível em: https://bit.ly/3JalyoD. Acesso em: 17 dez. 2021. Adaptado para fins didáticos.
Os sistemas representados nessa imagem atuam conjuntamente na função de
- A) defesa do organismo.
- B) locomoção.
- C) nutrição corporal.
- D) reprodução.
A resposta correta é a letra C)
De acordo com a figura, os sistemas atuam conjuntamente na função de nutrição corporal.
Portanto, alternativa "C".
36) Em março, a programação do Espaço do Conhecimento UFMG volta com a observação de planetas, estrelas e tantos outros astros que povoam nosso universo. A atividade será retomada no dia 31 de março, no Terraço Astronômico […]. O público poderá contemplar dois objetos diferentes na mesma noite. É possível, por exemplo, ver a Lua e um planeta em uma única visita ao museu. […]
Disponível: https://bit.ly/3GPJZWe. Acesso em: 17 dez. 2021. Fragmento.
A observação mencionada nesse texto é realizada com um instrumento denominado
- A) lupa.
- B) microscópio.
- C) periscópio.
- D) telescópio.
A resposta correta é a letra D)
De acordo com o texto, o telescópio é o instrumento adequado para a observação de planetas, estrelas e tantos outros astros que povoam nosso universo.
Portanto, alternativa "D".
37) Sobre célula, assinale a alternativa correta:
- A) Todas as células apresentam o mesmo formato.
- B) Células só são encontradas em animais.
- C) Todos os seres vivos possuem muitas células.
- D) As células possuem estruturas em seu interior que atuam em conjunto para garantir sua sobrevivência.
A resposta correta é a letra D)
As células possuem estruturas em seu interior que atuam em conjunto para garantir sua sobrevivência.
Portanto, alternativa "D".
38) Analise a tirinha abaixo:
(Disponível em: www.folog.terra.com.br/tirinhasdogio)
A tirinha faz uma crítica:
- A) à destruição ambiental do planeta.
- B) à caça aos animais no Pantanal.
- C) à extinção dos pássaros nas florestas.
- D) à poluição das águas no Pantanal.
A resposta correta é a letra C)
A tirinha faz uma crítica à caça aos animais no Pantanal.
Portanto, alternativa "C".
39) Entre os transtornos gerados pela chuva ácida está à destruição de lavouras e de florestas, a modificação das propriedades do solo, alteração dos ecossistemas aquáticos, contaminação da água potável, danificação de edifícios, corrosão de veículos e monumentos históricos, etc. De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), cerca de 35% dos ecossistemas do continente europeu foram destruídos pelas chuvas ácidas.
Disponível em: http://brasilescola.uol.com .br/geografia/chuvaacida.htm>. Acesso em: 17 jun. 2016 [adaptado].
Imaginando o ecossistema Cerrado, quais seriam os impactos da chuva ácida na produção agrícola?
- A) As folhas das culturas agrícolas não seriam atingidas, pois são resistentes.
- B) Não haveria nenhuma interferência no ciclo de vida das plantas utilizadas nas culturas agrícolas.
- C) As raízes aumentariam a capacidade de absorção de nutrientes das plantas utilizadas nas culturas agrícolas.
- D) A chuva ácida contaminaria o solo, alterando o desenvolvimento das plantas utilizadas nas culturas agrícolas.
A resposta correta é a letra D)
A chuva ácida contaminaria o solo, alterando o desenvolvimento das plantas utilizadas nas culturas agrícolas.
Portanto, alternativa "D".
40) O processo cuja função é estabelecer relação de alimentação no ecossistema composto por organismos produtores, consumidores e decompositores que interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição é chamado de
- A) cadeia alimentar.
- B) consumo alimentar.
- C) decomposição alimentar.
- D) produção alimentar.
A resposta correta é a letra A)
Esse processo é denominado cadeia alimentar.
Portanto, alternativa "A".