Leia o texto abaixo.
[…] “O afélio é o ponto da órbita ao redor do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio (que quer dizer ‘perto do Sol’) é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro”, disse à BBC Mundo Nayra Rodríguez Eugenio, astrofísica e professora do Instituto de Astrofísica das Canarias, em Tenerife, na Espanha.
“No periélio, o Sol está a aproximadamente 147 milhões de quilômetros da Terra; no afélio está a uns 152 milhões de quilômetros do Sol.”
A distância varia porque a órbita da Terra ao redor do Sol não é uma circunferência perfeita, nosso planeta descreve uma trajetória elíptica.
Por isso, a força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra varia ao longo da órbita – e a velocidade orbital da Terra muda conforme sua distância do Sol. […]
O afélio ocorre a cada ano entre 2 e 7 de julho. O periélio foi no dia 3 de janeiro.
A Terra alcançará sua maior distância do Sol no dia 6 de julho às 17h46 GMT (14h46 no horário de Brasília), quando o planeta e seu astro estarão a 152 095 566 de quilômetros um do outro.
A maior distância se traduz na velocidade de órbita menor.
Assim como foi assinalado por uma das chamadas leis de Kepler (sobre movimentos planetários, formuladas pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler no século 17), quando os planetas estão perto do Sol eles se movem mais rápido do que quando estão longe.
A velocidade orbital de translação no afélio será de 105 444 km/h, cerca de 3 600 km por hora a menos do que a velocidade no periélio. […]
Disponível em: https://bit.ly/3KHv8PR. Acesso em: 13 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
A variação da velocidade da Terra, descrita nesse texto, é explicada pelo fato de
- A) a energia mecânica ser dissipada à medida que o planeta se afasta do Sol.
- B) a força centrípeta sobre o planeta mudar a aceleração tangencial.
- C) a força gravitacional ter seu valor mínimo no periélio e assim desacelera o planeta.
- D) a inclinação do eixo do planeta produzir uma aceleração resultante.
- E) a linha que une o planeta ao Sol varrer áreas iguais em tempos iguais.
Resposta:
A resposta correta é a letra E)
De acordo com o texto, trata da variação da velocidade da Terra durante seu movimento de translação. Essa variação da velocidade ocorre porque a distância entre o Sol e Terra muda ao longo da órbita. De acordo com a Segunda Lei de Kepler, essa modificação da velocidade orbital ocorre, pois, a linha que une o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempo iguais. Assim, se a distância entre a Terra e o Sol muda, a velocidade deve mudar para que a área varrida permaneça constante.
Portanto, alternativa "E".
Deixe um comentário