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Simulado de Ciências da Natureza - 1º ano do ensino médio

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111) Leia o texto abaixo.

    […] “O afélio é o ponto da órbita ao redor do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio (que quer dizer ‘perto do Sol’) é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro”, disse à BBC Mundo Nayra Rodríguez Eugenio, astrofísica e professora do Instituto de Astrofísica das Canarias, em Tenerife, na Espanha.

    “No periélio, o Sol está a aproximadamente 147 milhões de quilômetros da Terra; no afélio está a uns 152 milhões de quilômetros do Sol.”

    A distância varia porque a órbita da Terra ao redor do Sol não é uma circunferência perfeita, nosso planeta descreve uma trajetória elíptica.

    Por isso, a força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra varia ao longo da órbita – e a velocidade orbital da Terra muda conforme sua distância do Sol. […]

    O afélio ocorre a cada ano entre 2 e 7 de julho. O periélio foi no dia 3 de janeiro.

    A Terra alcançará sua maior distância do Sol no dia 6 de julho às 17h46 GMT (14h46 no horário de Brasília), quando o planeta e seu astro estarão a 152 095 566 de quilômetros um do outro.

    A maior distância se traduz na velocidade de órbita menor.

    Assim como foi assinalado por uma das chamadas leis de Kepler (sobre movimentos planetários, formuladas pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler no século 17), quando os planetas estão perto do Sol eles se movem mais rápido do que quando estão longe.

    A velocidade orbital de translação no afélio será de 105 444 km/h, cerca de 3 600 km por hora a menos do que a velocidade no periélio. […]

Disponível em: https://bit.ly/3KHv8PR. Acesso em: 13 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

A variação da velocidade da Terra, descrita nesse texto, é explicada pelo fato de

  • A) a energia mecânica ser dissipada à medida que o planeta se afasta do Sol.
  • B) a força centrípeta sobre o planeta mudar a aceleração tangencial.
  • C) a força gravitacional ter seu valor mínimo no periélio e assim desacelera o planeta.
  • D) a inclinação do eixo do planeta produzir uma aceleração resultante.
  • E) a linha que une o planeta ao Sol varrer áreas iguais em tempos iguais.
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A resposta correta é a letra E)

    De acordo com o texto, trata da variação da velocidade da Terra durante seu movimento de translação. Essa variação da velocidade ocorre porque a distância entre o Sol e Terra muda ao longo da órbita. De acordo com a Segunda Lei de Kepler, essa modificação da velocidade orbital ocorre, pois, a linha que une o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempo iguais. Assim, se a distância entre a Terra e o Sol muda, a velocidade deve mudar para que a área varrida permaneça constante.

    Portanto, alternativa "E".

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112) No século XVII, o cientista italiano Galileu Galilei, fez uma observação dos astros que provocaria uma revolução científica em sua época. Com o auxílio de uma luneta, Galileu conseguiu observar quatro luas que orbitavam o planeta Júpiter. Essa descoberta serviu para reforçar a teoria de Nicolau Copérnico acerca dos movimentos dos corpos celestes no espaço que refutava o modelo vigente da época, o geocentrismo.

Essa descoberta de Galileu Galilei foi necessária para refutar o argumento de que

  • A) o Sol produzia sua própria luz por ser uma estrela.
  • B) o Sol possuía uma massa maior que a da Terra.
  • C) a Terra era plana, pois os corpos sempre desaparecem na linha do horizonte.
  • D) a Terra era o centro do Universo e todos os corpos celestes orbitavam ao seu redor.
  • E) a Terra era capaz de girar em torno de seu próprio eixo.
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A resposta correta é a letra D)

   A descoberta de Galileu Galilei revelou que quatro corpos celestes orbitavam um planeta diferente da Terra. Essa descoberta de Galileu serviu como evidência para confirmar o modelo de movimento de corpos celestes proposto por Nicolau Copérnico. O modelo de Copérnico era um modelo heliocêntrico, onde os corpos celestes giravam ao redor do Sol. Desse modo, a descoberta de Galileu representava uma evidência de que a Terra não era o centro do Universo e que nem todos os corpos celestes no firmamento orbitavam ao seu redor.

    Portanto, alternativa "D".

113) Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/37LlKfu. Acesso em: 13 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

As células representadas nessa imagem são características do tecido

  • A) cartilaginoso.
  • B) epitelial.
  • C) muscular.
  • D) nervoso.
  • E) ósseo.
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A resposta correta é a letra C)

   A partir da análise da imagem, as células representadas são características do tecido muscular.

    Portanto, alternativa "C".

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114) Leia, no texto abaixo, informações sobre as etapas finais de uma classe de estrela.

Evolução estelar das estrelas massivas

    Com as estrelas massivas, as coisas ficam ainda mais interessantes. Primeiro porque o tempo de vida dessas estrelas é de apenas alguns milhões de anos, o que permite aos astrônomos testemunharem o fim de algumas delas, que já estão chegando ao fim de seus ciclos evolutivos. Em segundo lugar, a morte delas pode ser acompanhada por espetaculares supernovas.

    Há uma pequena chance de estrelas massivas se tornarem supergigantes vermelhas, mas aquelas extremamente massivas (mais de 40 massas solares) perdem massa rapidamente e tendem a arrancar seus envelopes antes que possam se expandir. Por isso, elas mantêm temperaturas extremamente altas e a cor azul (estrelas azuis são mais quentes que as laranjas e vermelhas).

    As massivas são as únicas estrelas capazes de fundir elementos até o ferro, mas nesse ponto a adição de fragmentos aos núcleos (cada elemento forjado forma uma nova camada, como uma cebola) libera menos energia do que a necessária para liberá-los do núcleo pai.

    Se a massa do núcleo supera um limite crítico […], a pressão interna será insuficiente […], e o núcleo sofrerá um colapso. Nisso, haverá duas possibilidades: surgirá uma estrela de nêutrons ou […] um buraco negro. […]

Disponível em: https://bit.ly/3jPbPII. Acesso em: 19 abr. 2022. Fragmento.

Durante o colapso do núcleo da estrela mencionado nesse texto, a pressão interna torna-se insuficiente para superar a força

  • A) elétrica.
  • B) gravitacional.
  • C) magnética.
  • D) nuclear forte.
  • E) nuclear fraca.
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A resposta correta é a letra B)

   De acordo com texto, as estrelas tem grande concentração de massa. Durante o processo de evolução estelar, o núcleo da estrela entra em colapso. Isso ocorre, pois ele vai sendo envolvido por camadas dos novos elementos produzidos pela estrela. O que provoca esse colapso do núcleo é um limite crítico de massa atingido pelo núcleo. Assim, a força que se intensifica com essa concentração de massa é a força gravitacional em direção ao centro estrela, que cresce a tal ponto que supera a pressão interna.

    Portanto, alternativa "B".

115) O texto abaixo trata sobre um modelo proposto para explicar a evolução do Universo.

Modelo Expansivo

    Através da observação das diferenças entre as cores de luzes que as galáxias emitem e as que nós delas recebemos, pode-se verificar que as galáxias se afastam umas das outras. […] o movimento de afastamento dessas galáxias é conhecido como Recessão das Galáxias. […] uma nova definição do Princípio Cosmológico pode ser enunciada: O Universo é homogêneo e isotrópico para qualquer observador que participe de sua expansão. O astrônomo Hubble descobriu que, quanto mais longe uma galáxia se encontra de nós, mais rapidamente ela se afasta de nós. Esse princípio se chama Lei de Hubble. […]

Disponível em: https://bit.ly/3jA6HIw. Acesso em: 13 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

De acordo com esse texto, uma evidência que reforça a validade desse modelo de evolução do Universo é

  • A) a geração espontânea de matéria para garantir a manutenção da densidade do Universo compensando a expansão.
  • B) a presença de buracos negros que aceleram a expansão do Universo.
  • C) o fato de que, após terminar a expansão, o Universo irá começar a se contrair.
  • D) o fato de que o Universo sempre apresentou e sempre apresentará o mesmo aspecto para qualquer observador.
  • E) o fenômeno do deslocamento para o vermelho que mostra que as galáxias estão se afastando.
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A resposta correta é a letra E)

   A partir da leitura do texto, “...Através da observação das diferenças entre as cores de luzes que as galáxias emitem e as que nós delas recebemos, pode-se verificar que as galáxias se afastam umas das outras...” outro trecho seria: “[...] O Universo é homogêneo e isotrópico para qualquer observador que participe de sua expansão [...]” e também: “[...]quanto mais longe uma galáxia se encontra de nós, mais rapidamente ela se afasta de nós [...]”. Após extrair essas informações, que a origem e evolução do Universo, que o desvio para o vermelho reforça a ideia de que as galáxias estão se afastando e, portanto, o Universo está crescendo, ou seja, expandindo.

    Portanto, alternativa "E".

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116) A imagem abaixo apresenta características de um modelo para o átomo construído em 1898.

Disponível em: https://bit.ly/3JDI600. Acesso em: 11 abr. 2022.

Nessa imagem está representado o modelo de

  • A) Bohr.
  • B) Dalton.
  • C) Heisenberg.
  • D) Rutherford.
  • E) Thomson.
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A resposta correta é a letra E)

    De acordo com a figura, é o modelo de Thomson, que apresentam os elétrons incrustados em uma massa de cargas positivas

    Portanto, alternativa "E".

117) Observe, nas representações abaixo, o comportamento das partículas da naftalina, uma substância utilizada para prevenir o surgimento de traças e outros insetos, no interior de uma gaveta.

Disponível em: https://bit.ly/37DnZBM. Acesso em: 11 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

A mudança de estado físico sofrida pela naftalina no interior de uma gaveta recebe o nome de

  • A) sublimação.
  • B) solidificação.
  • C) fusão.
  • D) evaporação.
  • E) condensação.
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A resposta correta é a letra C)

   A disposição das partículas no sólido está organizada e aproximada, diferente do estado gasoso, em que as partículas se encontram bem afastadas e desorganizadas. A sublimação a passagem da matéria do estado sólido para o gasoso.

    Portanto, alternativa "C".

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118) Observe, na imagem abaixo, a representação do par de forças que atuam no motorista e no banco do carro, durante o movimento do automóvel.

Disponível em: https://bit.ly/39xphLR. Acesso em: 11 jan. 2021. Adaptado para fins didáticos.

A existência do par de forças, representado nessa imagem, é explicada

  • A) pela Lei da Conservação da Energia.
  • B) pela Lei da Conservação de Massa.
  • C) pela Terceira Lei de Newton.
  • D) pelo Teorema do Impulso.
  • E) pelo Teorema do Trabalho-Energia.
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A resposta correta é a letra C)

   As forças representadas na imagem agem em corpos diferentes, possuem a mesma direção e agem em sentidos opostos. Essas forças possuem a mesma intensidade, por se tratarem de um par de ação e reação (3ª Lei de Newton).

    Portanto, alternativa "C".

119) Observe, na imagem abaixo, as representações de algumas transformações de energia.

Nessa imagem, a transformação de energia elétrica em mecânica ocorre em

  • A) I.
  • B) II.
  • C) III.
  • D) IV.
  • E) V.
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A resposta correta é a letra C)

   A transformação de energia elétrica em mecânica no liquidificador, por, inicialmente, identificar que esse aparelho é o único que transforma a energia elétrica em movimento.

    Portanto, alternativa "C".

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120) Leia, no quadro abaixo, características de um corpo celeste.

• É a estrela mais próxima da Terra.

• Todos os corpos celestes de seu sistema giram ao seu redor.

• Ele é composto principalmente por hidrogênio e hélio.

• A temperatura de sua superfície fica em torno de 5,5 mil graus celsius e aumenta em direção ao núcleo onde atinge cerca de 15 milhões de graus celsius.

Qual corpo celeste possui as características apresentadas nesse quadro?

  • A) A Lua.
  • B) Alfa Centauri.
  • C) Júpiter.
  • D) O Sol.
  • E) Sirius A.
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A resposta correta é a letra D)

   As características apresentadas acima, por identificação de sua composição, temperatura, proximidade com a Terra e atração gravitacional, fazendo com que todos os planetas desse sistema girem ao seu redor. Dessa forma, esse corpo celeste é o Sol.

    Portanto, alternativa "D".

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