Logo do Site - Banco de Questões

Simulado de Ciências da Natureza - 3º ano do ensino médio

Continua após a publicidade..

101) Reduzir a poluição do ar contribui para a mitigação das mudanças climáticas

  • A) Compressibilidade.
  • B) Elasticidade.
  • C) Expansibilidade.
  • D) Quantidade de massa.
  • E) Resistência mecânica.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra D)

   De acordo com texto, a qualidade do ar está diretamente relacionada com a quantidade de massa presente no ar.

    Portanto, alternativa "D".

102) Disponível em: https://bit.ly/2ZsavyV. Acesso em: 27 ago. 2019. Adaptado para fins didáticos.

  • A) centrômeros.
  • B) cromátides irmãs.
  • C) cromossomos homólogos.
  • D) genes alelos.
  • E) nucleossomas.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra B)

   Observe a figura a seguir:

   As estruturas apontadas pelas setas são chamadas de cromátides irmãs.

    Portanto, alternativa "B".

103) Leia, no texto abaixo, as características de um corpo celeste do Sistema Solar.

  • A) Asteroide.
  • B) Cometa.
  • C) Estrela.
  • D) Planeta anão.
  • E) Satélite natural.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra B)

   Cometa é um corpo celeste que se move em torno do Sol em trajetória mais excêntrica que a dos planetas e com maior grau de inclinação em relação à eclíptica; consiste em um núcleo de fraca luminosidade formado por pequenas partículas sólidas, cercado por um envoltório gasoso e apresentando, por vezes, ao aproximar-se do Sol, uma cauda luminosa que pode atingir milhões de quilômetros de extensão.

    Portanto, alternativa "B".

104) Camisinha Feminina

  • A) bloquear a entrada de espermatozoides no útero.
  • B) impedir a implantação do embrião no útero.
  • C) impossibilitar a ejaculação de espermatozoides.
  • D) inibir o processo de ovulação da mulher.
  • E) matar os espermatozoides ejaculados.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra A)

   A camisinha feminina tem o objetivo de impedir a entrada dos espermatozoides no útero.

    Portanto, alternativa "A".

105) A vacinação contra a febre amarela é recomendada para uma grande área do Brasil onde a transmissão é considerada possível, principalmente para indivíduos não vacinados e que se expõem em áreas de mata, onde o vírus ocorre naturalmente. A vacina está recomendada nas ações de rotina dos programas de imunizações (Calendário Nacional de Vacinação), e deve ser aplicada em residentes da Área Com Recomendação de Vacina (ACRV) e em viajantes que se deslocam para essa área […].

  • A) curar a febre amarela nas pessoas doentes.
  • B) eliminar o mosquito vetor da febre amarela.
  • C) evitar a transmissão da febre amarela de pessoa para pessoa.
  • D) impedir a ocorrência da febre amarela nos macacos.
  • E) prevenir a febre amarela nas pessoas que foram imunizadas.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra C)

   A vacinação contra a febre amarela é importante para a transmissão da febre amarela de pessoa para pessoa.

    Portanto, alternativa "C".

106) Disponível em: https://bit.ly/3p0b9TT. Acesso em: 19 fev. 2022.

  • A) células.
  • B) organismos.
  • C) órgãos.
  • D) sistemas.
  • E) tecidos.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra E)

   O tecido muscular é um tecido de origem mesodérmica caracterizado pela presença de células alongadas, denominadas de fibras musculares ou miócitos, com um citoplasma rico em fibras proteicas, que conferem a esse tecido a capacidade de contração.

    Portanto, alternativa "E".

107) Disponível em: https://bit.ly/3piD0yB. Acesso em: 25 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

  • A) a fonte dos nutrientes essenciais para o corpo humano.
  • B) a menor parte da matéria de um ser vivo.
  • C) a unidade morfofisiológica dos seres vivos.
  • D) o maior nível de organização do corpo humano.
  • E) o material que armazena informações genéticas.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra C)

   As células são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos.

    Portanto, alternativa "C".

108)     […] Existem diversos animais herbívoros no planeta, tais como bois, vacas, algumas aves, elefantes, zebras e insetos. Todos eles têm, portanto, sua alimentação dependente da disponibilidade de vegetais em uma área. Essa disponibilidade pode ser influenciada pelo regime de chuvas, desmatamento e até mesmo pelo tamanho da população herbívora no local, que pode gerar competição. […]

  • A) Primeiro.
  • B) Segundo.
  • C) Terceiro.
  • D) Quarto.
  • E) Quinto.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra B)

   Os animais herbívoros alimentam de vegetais (produtores - 1° nível) na cadeia alimentar. Então, esses animais são consumidores primários pertencem ao 2º nível da cadeia.

    Portanto, alternativa "B".

109) Observe as características do modelo atômico representado na imagem abaixo.

  • A) Ernest Rutherford.
  • B) James Chadwick.
  • C) John Dalton.
  • D) Joseph Thomson.
  • E) Werner Heisenberg.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra A)

   O modelo atômico de Rutherford o átomo possui uma região central chamada de núcleo atômico, onde fica praticamente toda a massa do átomo e que apresenta carga positiva, e uma região denominada de eletrosfera, onde os elétrons ficam girando ao redor do núcleo.

    Portanto, alternativa "A".

Continua após a publicidade..

110) O modelo submicroscópico abaixo representa a substância cloreto de sódio.

  • A) vapor.
  • B) plasma.
  • C) íon.
  • D) fluido.
  • E) cristal.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra E)

   O modelo submicroscópico do cloreto de sódio (sal de cozinha) está na forma de um cristal.

    Portanto, alternativa "E".

1 9 10 11 12 13 26