Questões Sobre A Condução Das Seivas - Biologia - Vestibular Tradicional
1) A prática conhecida como Anel de Malpighi consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma. Essa prática leva à morte da planta nas seguintes condições:
- A)
- B)
- C)
- D)
- E)
A alternativa correta é letra A
O anel de Malpighi consiste na retirada da periderme (tecido de revestimento) e do tecido floemático (floema + parênquima) do vegetal. Nas Eudicotiledôneas, o floema forma um anel envolvendo o xilema no cilindro vascular. Exterior ao floema existe apenas tecido de revestimento. Assim, a prática de anel de Malpighi é capaz de retirar todo o tecido floemático e de revestimento, mantendo o xilema intacto. Nas Monocotiledôneas, esse tecido floemático não forma um anel em volta do xilema, mas sim diversos feixes contendo xilema e floema, que ocorrem ao longo do eixo vertical da planta. Neste grupo de plantas, portanto, o anel de Malpighi não é efetivo. Por último, a planta só irá morrer se esta prática for executada em seu caule, pois haverá um bloqueio da passagem de seiva elaborada até as folhas, o que manteria a planta viva. No caso dos ramos, a passagem de seiva elaborada pode ser interrompida sem que haja a morte do vegetal, havendo morte apenas do ramo.
Desse modo, é possível concluir que a única alternativa correta é a letra A.
Desse modo, é possível concluir que a única alternativa correta é a letra A.
Questão 2


(www.scielo.br. Adaptado.)
A análise dos dados permite concluir que as mudas cultivadas
- A) na casa de vegetação apresentam menor taxa fotossintética.
- B) a pleno Sol absorvem mais água do solo.
- C) na casa de vegetação perdem mais água por transpiração foliar.
- D) a pleno Sol fecham seus estômatos em torno do meio-dia.
- E) na casa de vegetação transportam maior quantidade de seiva bruta pelo xilema.
A alternativa correta é letra B
A análise dos gráficos mostra: “Quanto maior a temperatura e quanto menor a umidade do ar, maior é a transpiração vegetal”. A partir dos gráficos, notamos que as mudas cultivadas a pleno sol encontram-se a maiores temperaturas e menor umidade relativa do ar. Nestas condições, podemos concluir que estas mudas estão transpirando mais do que aquelas cultivadas na cada de vegetação. A transpiração desenvolve a sucção das folhas, que aspiram a seiva do xilema e promovem a absorção de água do solo. Desta forma, as mudas cultivadas a pleno sol apresentam maior taxa de transpiração, sendo maior a condução de água pelo xilema e a absorção da água do solo. Portanto, a alternativa correta é B.
3) Os estômatos constam de duas células epidérmicas modificadas, denominadas células-guarda, que mantêm um espaço entre si chamado ostíolo. A abertura ou fechamento do ostíolo depende da variação do turgor das células-guarda.
- A) na presença da luz, consomem o gás CO2, tornando o citoplasma mais alcalino. Nesse ambiente, o amido converte-se em glicose, o que aumenta a concentração no vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos.
- B) na presença da luz, realizam fotossíntese e produzem oxigênio. Esse gás torna o citoplasma mais alcalino, permitindo que a glicose se converta em amido, o que aumenta a concentração no vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos.
- C) na presença da luz, realizam fotossíntese e produzem oxigênio. Esse gás acidifica o citoplasma, permitindo que o amido se converta em glicose, o que diminui a concentração no vacúolo e permite que a água, por osmose, passe para as células vizinhas. Uma vez flácidas, as células-guarda promovem o fechamento dos ostíolos.
- D) no escuro, pela respiração produzem o gás CO2, o qual acidifica o citoplasma e permite que a glicose se converta em amido. Este aumenta a concentração do vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos.
FAZER COMENTÁRIO- E) no escuro, pela respiração produzem o gás CO2, o qual acidifica o citoplasma e permite que o amido se converta em glicose. Esta diminui a concentração do vacúolo e permite que a água, por osmose, passe para as células vizinhas. Uma vez flácidas, as células-guarda promovem o fechamento dos ostíolos.
A alternativa correta é letra A
Para responder a essa pergunta o aluno deve ter conhecimentos sobre fisiologia vegetal. Os estômatos permitem trocas gasosas entre a planta e o meio. Na presença de luz o gás carbônico é eliminado, isso torna o meio alcalino, que favorece a degradação do amido aumentando a concentração das células permitindo a entrada de água. Quando as células-guarda ficam túrgidas, o ostíolo se abre. Portanto a resposta é a letra A.4) As moléculas de glicídios produzidas a partir da fotossíntese são utilizadas no local da produção ou transportadas, pelo floema, para utilização em outras partes da planta; são, ainda, convertidas em substância de reserva, que é armazenada. Aponte a alternativa que, corretamente, descreve o processo de transporte e o local de armazenamento dessas substâncias na planta.
FAZER COMENTÁRIO- A)
- B)
- C)
- D)
- E)
A alternativa correta é letra C
As moléculas de glicídios, ou seiva elaborada, são produzidas pela fotossíntese principalmente nas folhas das plantas. A partir daí a seiva elaborada é transportada ativamente para o floema e flui bidirecionalmente, o que significa que ela pode tomar duas direções, de forma a chegar e ser armazenada em todas as partes da planta. A seiva elaborada é a substância que permite às células das plantas respirarem e consequentemente à planta crescer e se desenvolver. Portanto, a alternativa correta é C.5) A planta denominada erva-de-passarinho é uma hemiparasita. Nesse caso, o tecido vegetal da árvore hospedeira, onde os elementos nutritivos são absorvidos, é o:
FAZER COMENTÁRIO- A) colênquima
- B) floema
- C) esclerênquima
- D) parênquima
- E) xilema
A alternativa correta é letra E
As plantas hemiparasitas possuem capacidade fotossintética, isto é, apenas necessitam de suas plantas hospedeiras para a absorção de seiva bruta, transportada pelos vasos do xilema; a seiva bruta é extraída pela erva-de-passarinho por meio de estruturas denominadas haustórios. Portanto, a resposta correta é a alternativa E.6) Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água.
- A) I e II.
- B) I e III.
- C) I e IV.
- D) II e III.
FAZER COMENTÁRIO- E) III e IV.
A alternativa correta é letra B
O fechamento dos estômatos reduz a perda de água, o que desacelera o transporte de seiva bruta pelo xilema que é impulsionado em grande parte pela força de sucção gerada pela transpiração. Dificulta também as trocas gasosas, porém a planta continua respirando e realizando fotossíntese pois utiliza-se nesses processos seus produtos. O fechamento dos estomatos não interfere na absorção de luz que ocorre via clorofilas.7) Sobre o processo da transpiração dos vegetais, foram feitas as cinco afirmações seguintes.
- A) I e III, apenas.
- B) I e IV, apenas.
- C) II e IV, apenas.
- D) I, II, III e V, apenas.
FAZER COMENTÁRIO- E) I, II, III, IV e V.
A alternativa correta é letra E
Todas afirmações estão corretas. A maior parte da água absorvida do solo é eliminada no processo de transpiração que ocorre principalmente via estômatos. O movimento dos estômatos é regulado principalmente pela disponibilidade de água, abertura dos estômatos quando a umidade é muito alta, fechamento quando a umidade é muito baixa, o que age diretamente alterando a turgescência das células guarda. Quando há baixa disponibilidade de água e imediato fechamento dos estômatos, ocorre redução da difusão de CO2 para o interior das folhas e O2 para o meio externo. Vários são os fatores que influenciam o processo de abertura e fechamento dos estômatos, dentre todos a concentração de oxigênio seria o de menor efeito.8) Um professor deseja fazer a demonstração da abertura dos estômatos de uma planta mantida em condições controladas de luz, concentração de gás carbônico e suprimento hídrico. Para que os estômatos se abram, o professor deve:
FAZER COMENTÁRIO- A) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e manter o solo ligeiramente seco.
- B) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e baixar a umidade do ar ao redor.
- C) fornecer luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.
- D) apagar a luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.
- E) apagar a luz, certificar-se de que a concentração de CO2 circundante esteja normal e aumentar a umidade do ar ao redor.
A alternativa correta é letra C
Para que ocorra a abertura estomática deve haver:-Disponibilidade de luz: estimulação por certos comprimentos de onda;-Baixa concentração de CO2 na atmosfera: tendo-se em vista que o CO2 sairá do vegetal na direção da atmosfera, esta deve possuir baixa concentração de CO2 para que seja facilitada a transição;-Grande disponibilidade de água no solo: os estômatos se abrem principalmente para realizar a transpiração. A abertura ocorre quando as células-guarda se tornam túrgidas.A resposta correta é aquela que combina esses três fatores, portanto alternativa C.9) Uma das características das plantas da caatinga é o xerofitismo, que pode ser observado nas cactáceas. Nelas, a abertura e fechamento dos estômatos dependem da quantidade de água existente, principalmente, nas células guardas. O estômato está aberto quando
- A) os íons potássio abandonam as células guardas e, portanto, promovem a desidratação.
- B) o suco vacuolar das células guardas estão com acúmulo de gás carbônico em seu interior.
- C) há aumento da acidez das células guardas.
- D) as células guardas estão com pouca água.
FAZER COMENTÁRIO- E) as células guardas estão túrgidas.
A alternativa correta é letra E
O movimento de abertura e fechamento dos estômatos esta diretamente relacionado ao regime de água em que a planta se encontra; células guardas túrgidas refletem abundância de água e os estômatos podem estar abertos; o aumento da transpiração nesta realidade não é prejudicial.Continua após a publicidade.. 1 2 3 Próximo »10) O fluxo de seiva bruta nas plantas está diretamente associado à abertura e ao fechamento dos estômatos. O aumento do fluxo de seiva bruta ao longo do caule é favorecido por
FAZER COMENTÁRIO- A) estômatos abertos e baixa intensidade luminosa.
- B) estômatos abertos e baixa quantidade de água no solo.
- C) estômatos fechados e alta concentração de glicose na folha.
- D) estômatos abertos e baixa concentração de CO2 na folha.
- E) estômatos fechados e alta concentração de O2 na folha.
A alternativa correta é letra D
Para responder esta questão são necessários conhecimentos de fisiologia vegetal na abertura e fechamento dos estômatos e transporte de seiva bruta. A resposta correta é a letra D.
O transporte de seiva bruta ocorre das raízes até as folhas e se deve principalmente à transpiração das folhas explicado pela teoria coesão-tensão. A transpiração ocorre através dos estômatos abertos. O estômato se abre com luminosidade, quando há baixas concentrações de CO2 nas folhas e quando há disponibilidade de água no solo. Portanto, o transporte de seiva bruta é favorecido quando os estômatos estão abertos e quando a concentração de CO2 na folha é baixa (letra D).
Os estômatos se fecham quando há pouca disponibilidade de água no solo, baixa luminosidade e em altas concentrações de CO2 nas folhas. - B) o suco vacuolar das células guardas estão com acúmulo de gás carbônico em seu interior.
- B) I e IV, apenas.
- B) I e III.
- B) na presença da luz, realizam fotossíntese e produzem oxigênio. Esse gás torna o citoplasma mais alcalino, permitindo que a glicose se converta em amido, o que aumenta a concentração no vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos.