Questões Sobre A Desidratação - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (Enem 2016) Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.
[
Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?
]
- A) Alta taxa de glicose no sangue.
- B) Aumento da pressão arterial.
- C) Ganho de massa corporal.
- D) Anemia Crônica.
- E) Desidratação.
Alternativa E: Desidratação
O diabetes insipidus é caracterizado por uma deficiência na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (ADH), que é responsável por regular a reabsorção de água pelos rins. Como o ADH não está funcionando adequadamente, os rins não conseguem reabsorver a água de forma eficiente, o que leva à eliminação de grandes quantidades de urina e, consequentemente, à desidratação.
2) (UPE) Leia o texto a seguir:
[
Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. Os especialistas recomendam que se deve beber no mínimo 2,5 litros de água por dia. “Quando a pessoa está com sede, é porque já passou do ponto de beber água, diz a pneumologista Juliana Ferreira, do Hospital das Clínicas, em São Paulo”. Em dias muito quentes ou quando a pessoa faz exercícios intensos, essa ingestão pode até superar 6 litros, principalmente porque o suor “desperdiça” muito líquido, na tentativa de manter a temperatura do corpo em um nível adequado. “É preciso se hidratar corretamente, caso contrário, o organismo gasta mais água do que absorve, afirma a nutricionista Isabela Guerra, que desenvolve doutorado na área de hidratação e esporte”
,
Disponível em: Mundo Estranho / Saúde http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-as-funcoes-da-agua-nocorpo-humano. Adaptado.
,
Sabe-se que a recomendação de hidratação diária para o corpo humano é de 2.550 ml de água, que podem ser abastecidos por meio da ingestão de alimentos (1.000 ml) e líquidos (1.200 ml) e de reações químicas internas (350 ml). A desidratação diária, em condições normais, é do mesmo montante. Assinale a alternativa que apresenta, em ordem decrescente, a perda de água no nosso organismo.
]
- A) Fezes, urina, suor e respiração.
- B) Suor, urina, fezes e respiração.
- C) Respiração, urina, fezes e suor.
- D) Suor, urina, fezes e respiração.
- E) Urina, suor, respiração e fezes.
Alternativa “e”.
A perda de água em nosso organismo ocorre em ordem decrescente por: urina, suor, respiração e fezes.
3) A desidratação pode levar um indivíduo à morte caso não seja tratada adequadamente. Todas as formas abaixo podem ajudar a evitar a desidratação, exceto:
- A) Tratar diarreias e vômitos.
- B) Usar roupas leves durante os dias quentes.
- C) Evitar exercícios físicos em dias quentes.
- D) Cuidar da alimentação.
- E) Beber diariamente no máximo dois litros de água.
Alternativa "e". Em geral, recomenda-se, pelo menos, dois litros e meio de água diariamente. Entretanto, em alguns casos, podem ser necessários mais de dois litros de água por dia, portanto, deve-se observar o estado do indivíduo, se está exposto ao calor intenso ou se está realizando atividades físicas, por exemplo.
4) A desidratação pode ser classificada de diferentes formas. Quando falamos que um indivíduo perdeu uma quantidade proporcional de água e sódio, referimo-nos a uma desidratação
- A) hipertônica.
- B) isotônica.
- C) hipotônica.
- D) homotônica.
- E) mesotônica.
Alternativa “b”. Na desidratação isotônica, ocorre uma perda proporcional de água e sódio. Essa situação é comum em quadros de diarreia e vômitos.
5) Analise as alternativas abaixo e marque a única que não indica um sinal de desidratação:
- A) Boca seca.
- B) Olho fundo.
- C) Dores de cabeça.
- D) Urina diluída.
- E) Pouca quantidade de urina.
Alternativa D: Urina diluída.
A urina diluída indica que o corpo está bem hidratado, pois a urina é mais aguada e menos concentrada. Nos casos de desidratação, a urina torna-se mais escura e concentrada, pois o corpo retém água para manter as funções essenciais.