Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UniEvangélica) Leia o texto a seguir.

[

Simultaneamente à organogênese, formam-se, a partir dos três folhetos embrionários e externamente em relação ao corpo do embrião, várias membranas que realizam diversas funções indispensáveis ao completo desenvolvimento embrionário. Essas membranas são chamadas anexos embrionários, sendo a mais simples o saco vitelino, ou vesícula vitelina, o único anexo embrionário de peixes e anfíbios. Répteis, aves e mamíferos, além da vesícula vitelina, apresentam cório, alantoide e âmnio, que garantem um desenvolvimento embrionário relativamente independente do meio aquático. No entanto, os mamíferos vivíparos apresentam a vesícula vitelínica e o alantoide atrofiadas.

,

SILVA JÚNIOR, César da; SASSON, Sezar; CALDINI JÚNIOR, Nelson. Biologia. Vol. único. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 550.

,

Os mamíferos vivíparos apresentam vesícula vitelina e alantoide atrofiadas porque:

]

Resposta:

Alternativa Correta:

D) Nos mamíferos vivíparos, existe outro anexo, a placenta, responsável pela fixação do embrião no útero e por todas as trocas metabólicas efetuadas entre a mãe e o embrião.

Nos mamíferos vivíparos, como os seres humanos, a vesícula vitelina e o alantoide encontram-se atrofiadas devido à presença da placenta. A placenta é um órgão temporário que se desenvolve durante a gravidez e é responsável por fornecer nutrientes e oxigênio ao feto, além de remover os resíduos metabólicos. Portanto, as funções que seriam desempenhadas pela vesícula vitelina e pelo alantoide em outros vertebrados são assumidas pela placenta nos mamíferos vivíparos.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *