Questões Sobre Alelos Múltiplos - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (UPE) João Silva, jovem, estudioso, aplicado e muito responsável, estudante de uma escola do Estado de Pernambuco, foi um dos selecionados para participar da Olimpíada Estadual de Biologia. No dia da Olimpíada, foi entregue a ele uma avaliação na qual havia as seguintes afirmações sobre os alelos múltiplos:
[
I. Os alelos múltiplos são resultantes de mutações sucessivas de genes preexistentes de um determinado locus, e seus efeitos genéticos dependem de suas relações de dominância.
,
II. Nos gametas de um indivíduo diploide, podem existir dois alelos múltiplos diferentes de uma determinada série, e, nas células somáticas, existe apenas um.
,
III. Os alelos múltiplos mutantes que surgem estabelecem condições para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele caráter naquela espécie.
,
IV. A determinação da tipologia sanguínea, na espécie humana, a partir do sistema ABO, é um exemplo de polialelia que ocorre em diferentes locus de cromossomos homólogos.
,
V. Os alelos múltiplos são capazes de causar alterações estruturais nos genes de forma que é possível ocorrer mais de um par de alelos para um determinado gene.
,
Com base no que João Silva aprendeu sobre esse conteúdo, ele considerou corretas as afirmações contidas na alternativa:
]
- A) I, II e III.
- B) I, II e IV.
- C) I, III e IV.
- D) I, III e V.
- E) I, II e V.
Resposta:
A alternativa correta é a D) I, III e V.
As afirmações I, III e V estão corretas de acordo com o entendimento de João Silva sobre alelos múltiplos. A afirmativa I está correta, pois os alelos múltiplos são o resultado de mutações sucessivas de genes preexistentes em um locus, e seus efeitos genéticos dependem de suas relações de dominância. A afirmativa III também está correta, pois os alelos múltiplos mutantes podem estabelecer condições para o surgimento de novas expressões fenotípicas do caráter na espécie. Por fim, a afirmativa V está correta, pois os alelos múltiplos podem causar alterações estruturais nos genes, permitindo a ocorrência de mais de um par de alelos para um gene específico.
2) (IFMG) Os grupos sanguíneos são definidos em função da presença de aglutinogênios na superfície das hemácias. Indivíduos portadores de sangue do grupo A apresentam o aglutinogênio A, indivíduos portadores de sangue do grupo B apresentam o aglutinogênio B, indivíduos portadores de sangue do grupo AB apresentam ambos os aglutinogênios e indivíduos do grupo O não apresentam nenhum desses dois aglutinogênios. O pai de Fernanda pertence ao grupo B, enquanto sua mãe pertence ao grupo sanguíneo A. Sua avó materna e seu avô paterno possuíam sangue do grupo O. Assim, a probabilidade de que Fernanda pertença ao grupo AB é de:
- A) 100%.
- B) 75%.
- C) 50%.
- D) 25%.
Resposta:
Alternativa correta: D) 25%.
Como a avó materna e o avô paterno possuem sangue tipo O (ii), o pai de Fernanda obrigatoriamente é heterozigoto (IBi), assim como a mãe (IAi). Do cruzamento desses indivíduos, pode-se esperar os seguintes genótipos: IAIB, IBi, IAi, ii. Sendo assim, a probabilidade de Fernanda pertencer ao grupo AB é de 25%.
3) O sistema ABO é um exemplo clássico de alelos múltiplos. Nesse caso, os tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes IA, IB e i. Sendo assim, podemos concluir que os diferentes tipos sanguíneos podem ser representados por:
- A) 3 genótipos.
- B) 4 genótipos.
- C) 5 genótipos.
- D) 6 genótipos.
- E) 7 genótipos.
Alternativa “d”.
Existem três alelos para o sistema ABO: IA, IB e i. Cada indivíduo possui dois alelos para esse sistema, resultando em seis genótipos possíveis: IAIA, IAi, IBIB, IBi, IAIB e ii. Esses genótipos determinam os quatro tipos sanguíneos: A (IAIA ou IAi), B (IBIB ou IBi), AB (IAIB) e O (ii).
4) Quando uma característica é determinada por três ou mais alelos de um gene, dizemos que se trata de um caso de:
- A) epistasia.
- B) dominância.
- C) recessividade.
- D) polialelia.
- E) pleiotropia.
Alternativa correta: D) polialelia.
Polialelia, também conhecida como alelos múltiplos, ocorre quando uma característica é determinada por três ou mais alelos diferentes de um mesmo gene. Nesse caso, os genes apresentam mais de duas formas alélicas, o que resulta em maior diversidade genética e possíveis variações nos fenótipos observados.