Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UPE) João Silva, jovem, estudioso, aplicado e muito responsável, estudante de uma escola do Estado de Pernambuco, foi um dos selecionados para participar da Olimpíada Estadual de Biologia. No dia da Olimpíada, foi entregue a ele uma avaliação na qual havia as seguintes afirmações sobre os alelos múltiplos:

[

I. Os alelos múltiplos são resultantes de mutações sucessivas de genes preexistentes de um determinado locus, e seus efeitos genéticos dependem de suas relações de dominância.

,

II. Nos gametas de um indivíduo diploide, podem existir dois alelos múltiplos diferentes de uma determinada série, e, nas células somáticas, existe apenas um.

,

III. Os alelos múltiplos mutantes que surgem estabelecem condições para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele caráter naquela espécie.

,

IV. A determinação da tipologia sanguínea, na espécie humana, a partir do sistema ABO, é um exemplo de polialelia que ocorre em diferentes locus de cromossomos homólogos.

,

V. Os alelos múltiplos são capazes de causar alterações estruturais nos genes de forma que é possível ocorrer mais de um par de alelos para um determinado gene.

,

Com base no que João Silva aprendeu sobre esse conteúdo, ele considerou corretas as afirmações contidas na alternativa:

]

Resposta:

Resposta:

A alternativa correta é a D) I, III e V.

As afirmações I, III e V estão corretas de acordo com o entendimento de João Silva sobre alelos múltiplos. A afirmativa I está correta, pois os alelos múltiplos são o resultado de mutações sucessivas de genes preexistentes em um locus, e seus efeitos genéticos dependem de suas relações de dominância. A afirmativa III também está correta, pois os alelos múltiplos mutantes podem estabelecer condições para o surgimento de novas expressões fenotípicas do caráter na espécie. Por fim, a afirmativa V está correta, pois os alelos múltiplos podem causar alterações estruturais nos genes, permitindo a ocorrência de mais de um par de alelos para um gene específico.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *