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Questões Sobre Angiospermas - Biologia - Vestibular Tradicional

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1) (Unaerp-SP) Sobre a reprodução das angiospermas, é correto afirmar que:

  • A) o óvulo contém várias células haploides que serão todas fecundadas dando origem às sementes.
  • B) existe grande necessidade de água líquida para que um núcleo espermático fecunde a oosfera.
  • C) após a formação do endosperma e do embrião, a parede do ovário dará origem ao fruto.
  • D) a fusão entre um núcleo espermático e a oosfera dá origem à semente.
  • E) o óvulo é formado por uma única célula haploide que, quando fecundado por um núcleo espermático, dá origem ao embrião.
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Alternativa correta: C) após a formação do endosperma e do embrião, a parede do ovário dará origem ao fruto.

Explicação: Após a dupla fecundação e a formação do embrião e do endosperma, os tegumentos do óvulo formarão os envoltórios da semente, e o ovário da flor se desenvolverá em fruto.

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2) Em uma flor, os grãos de pólen são produzidos no(a):

  • A) Ovário.
  • B) Estigma.
  • C) Filete.
  • D) Antera.
  • E) Estilete.
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Alternativa correta: D) Antera.

Explicação: Os grãos de pólen são produzidos na antera, que é a parte do estame responsável por essa função. A antera faz parte do estame juntamente com o filete, sendo essencial na reprodução das plantas.

3) As angiospermas são classificadas em diferentes grupos, sendo os maiores deles as monocotiledôneas e as eudicotiledôneas. Marque a alternativa que indica corretamente uma característica comum em monocotiledôneas.

  • A) Presença de dois cotilédones.
  • B) Raiz pivotante.
  • C) Crescimento secundário comumente presente.
  • D) Feixes vasculares dispostos de forma dispersa.
  • E) Venação reticulada.
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Resposta:

Alternativa correta: D) Feixes vasculares dispostos de forma dispersa.

Explicação: Nas monocotiledôneas, os feixes vasculares estão dispostos de forma dispersa, ou seja, não há uma organização radial como nas eudicotiledôneas. Esta é uma característica distintiva das monocotiledôneas em relação às eudicotiledôneas.

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4) Nas flores, as sépalas são geralmente de coloração verde, enquanto as pétalas, em muitas espécies, possuem cores vistosas relacionadas com a atração de polinizadores. O conjunto formado pelas sépalas e pétalas é denominado:

  • A) Cálice.
  • B) Corola.
  • C) Perianto.
  • D) Carpelo.
  • E) Estame.
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Alternativa "C". Sépalas e pétalas juntas formam o perianto.

5) Nas angiospermas observa-se que, no momento da fecundação, dois gametas masculinos atuarão. Um se unirá à oosfera, enquanto outro se une aos dois núcleos polares. Esse processo é conhecido como:

  • A) Meiose.
  • B) Mitose.
  • C) Dupla fecundação.
  • D) Fecundação cruzada.
  • E) Autofecundação.
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Alternativa “C”. A dupla fecundação é o processo que ocorre nas angiospermas no momento da fecundação, onde um gameta masculino se une à oosfera e outro gameta masculino se une aos dois núcleos polares. Esse processo é fundamental para a formação do embrião e do endosperma, garantindo o desenvolvimento da semente.

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6) Das plantas citadas a seguir, qual não pode ser classificada como uma angiosperma?

  • A) Orquídea.
  • B) Coqueiro.
  • C) Araucária.
  • D) Grama.
  • E) Mangueira.
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Resposta:

Alternativa correta: C) Araucária.

A araucária não pode ser classificada como uma angiosperma, pois é um exemplo de gimnosperma. As angiospermas são plantas com sementes contidas dentro de frutos, enquanto as gimnospermas possuem sementes nuas, sem a proteção de um fruto.

7) Marque a alternativa em que está descrita uma característica que surgiu nas angiospermas.

  • A) Vasos condutores.
  • B) Xilema.
  • C) Semente.
  • D) Pólen.
  • E) Fruto.
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A alternativa correta é E) Fruto.Explicação: O fruto é uma característica exclusiva das angiospermas, sendo uma estrutura que protege e facilita a dispersão das sementes. Os frutos surgem a partir do ovário floral após a fecundação e são fundamentais para o sucesso reprodutivo das angiospermas.
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8) (Enem-MEC) Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das

  • A) algas.
  • B) briófitas como os musgos.
  • C) pteridófitas como as samambaias.
  • D) gimnospermas como os pinheiros.
  • E) angiospermas como as árvores frutíferas.
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Alternativa "e". As angiospermas, como árvores frutíferas, dependem dos insetos para polinização, pois suas flores possuem néctar que atrai esses animais.

9) Sabemos que o grão de pólen deve ser levado até a parte feminina da flor para que ocorra a polinização. Em uma angiosperma, o grão de pólen é produzido na região:

  • A) do cálice.
  • B) da corola.
  • C) da antera.
  • D) do filete.
  • E) do estigma.
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C) da antera.

O grão de pólen é produzido na antera, onde estão localizados os sacos polínicos.

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10) Observe o esquema da flor a seguir e marque a alternativa incorreta a respeito dessa estrutura reprodutora:

[

Observe atentamente a estrutura da flor
Observe atentamente a estrutura da flor

]

  • A) 1 e 2 representam, respectivamente, a antera e o filete.
  • B) 3 representa o estigma, uma parte do gineceu.
  • C) A estrutura 4 é chamada de pistilo.
  • D) O ovário está representado pelo número 5.
  • E) A estrutura 6 é conhecida por sépala.
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C) A estrutura 4 é chamada de pistilo.

O pistilo, também conhecido como gineceu, é a parte feminina da flor e é composto pelo estigma, estilete e ovário. O número 4 indica o estilete, não o pistilo em si.

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