Questões Sobre As Aves - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (UFPEL RS) É comum vermos aves de ambientes aquáticos como patos, marrecões, marrecos, biguás e cisnes ficarem algum tempo pressionando com o bico a região caudal do uropígio. Assim, com a extremidade do bico extraem e distribuem sobre as penas uma substância oleosa produzida por um par de glândulas denominadas uropigianas. A secreção proveniente dessas glândulas exerce diversas funções no mecanismo de vida das aves.
[
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que são funções dos óleos produzidos pelas glândulas uropigianas
]
- A) impermeabilizar as penas, dificultar o acesso de ectoparasitos e propiciar melhor deslocamento durante o voo.
- B) evitar o encharcamento das penas, aumentar a perda de calor quando em atividade de voo e facilitar a transpiração.
- C) estabelecer maior união entre as penas evitando a passagem de ar, facilitar a flutuação durante o nado e impedir a penetração de ectoparasitos.
- D) fornecer flexibilidade e impermeabilidade às penas, por armazenar ar entre elas e diminuir o peso corpóreo.
- E) facilitar a flutuação, impermeabilizar as penas e diminuir as perdas de calor corpóreo.
Alternativa correta: E) facilitar a flutuação, impermeabilizar as penas e diminuir as perdas de calor corpóreo.
A secreção oleosa produzida pelas glândulas uropigianas, quando distribuída sobre as penas, tem a função de impermeabilizá-las, evitando que fiquem encharcadas, o que proporciona uma maior facilidade de flutuação para as aves. Além disso, essa substância também ajuda a diminuir as perdas de calor corpóreo, contribuindo para a manutenção da temperatura do corpo dos animais aquáticos.
2) Sabemos que as aves podem ser divididas tradicionalmente em dois grandes grupos: ratitas e carinatas. Esses grupos podem ser diferenciados pela forma de seu esterno: enquanto as ratitas apresentam esterno achatado, as carinatas apresentam esterno quilhado. Entre as aves citadas abaixo, marque a única que não é um exemplo de ave carinata.
- A) Pinguim.
- B) Sabiá.
- C) Pardal.
- D) Avestruz.
- E) Canário.
Alternativa “D”. O avestruz é um exemplo de ave ratita, ou seja, que possui osso esterno achatado e não voa. Apesar de o pinguim não voar, ele é um exemplo de ave carinata.
3) Sabemos que algumas aves são capazes de emitir lindos sons. Esse canto só é possível graças a um órgão complexo, formado por músculos e membranas, que está localizado no final da traqueia, no ponto onde ocorre a bifurcação dos brônquios. Observe as alternativas abaixo e marque a alternativa em que é indicado o nome desse órgão.
- A) quilha.
- B) siringe.
- C) uropígio.
- D) carena.
- E) rêmige.
4) Os sacos aéreos são umas das importantes estruturas relacionadas com o voo das aves, pois deixam o corpo desses animais mais leve. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que não pode ser considerada como uma adaptação ao voo.
- A) penas.
- B) ossos pneumáticos.
- C) quilha.
- D) ausência de dentes.
- E) glândula uropigiana.
Resposta:
Alternativa “D”. A ausência de dentes não pode ser considerada como uma adaptação ao voo, pois a presença ou ausência de dentes não influencia diretamente na capacidade de voar das aves.
5) (UEMS) Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente características atribuídas às aves?
- A) Estrutura óssea na parte anterior da caixa torácica chamada quilha; ovo sem vitelo
- B) Corpo coberto com penas; temperatura do corpo oscilante (ectotermia).
- C) Membros posteriores adaptados para andar, nadar e empoleirar–se; ureia como principal produto de excreção nitrogenada.
- D) Fecundação interna; circulação sanguínea aberta.
- E) Temperatura do corpo essencialmente constante (endotermia); fecundação interna.
Resposta:
Alternativa correta: E) Temperatura do corpo essencialmente constante (endotermia); fecundação interna.
Explicação: Todas as aves são homeotérmicas, o que significa que mantêm uma temperatura corporal constante, sendo endotérmicas. Além disso, as aves realizam fecundação interna.