Questões Sobre As Causas Da Perda De Biodiversidade - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (ACAFE) Perda de biodiversidade ameaça ecossistemas do planeta, diz estudo. A dimensão da perda de biodiversidade no mundo todo ameaça o funcionamento dos ecossistemas da Terra e, inclusive, a sobrevivência dos seres humanos, segundo um estudo publicado na revista científica americana Science. Em 58% da superfície terrestre, onde vive 71% da população mundial, “o nível de perda de biodiversidade é substancial o suficiente para questionar a capacidade dos ecossistemas de suportar as sociedades humanas”, alerta o estudo.
[
Fonte: Zero hora, 14/07/2016.
,
Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br
,
Assim, não é correto afirmar que:
]
- A) Ecótono é uma área de transição ambiental onde se encontra um grande número de espécies e, por conseguinte, uma grande biodiversidade.
- B) Denomina-se biótopo a reunião das várias espécies que ocorrem em um mesmo espaço geográfico e no mesmo tempo cronológico.
- C) O termo biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade e à variabilidade de organismos vivos, nos seus diferentes níveis, e dos ambientes nos quais estão inseridos.
- D) Entre as causas da perda de biodiversidade, destacam-se a destruição de habitat e a introdução de espécies exóticas. Essas espécies possuem vantagens competitivas, são favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem predar fortemente espécies nativas, reproduzir-se exageradamente e provocam, até mesmo, doenças, impactando negativamente na biodiversidade de um ecossistema.
Resposta:
Alternativa correta:
B) Denomina-se biótopo a reunião das várias espécies que ocorrem em um mesmo espaço geográfico e no mesmo tempo cronológico.
Biótopo é um termo relacionado com os aspectos físicos e químicos de um ambiente.
2) Sobre a destruição de habitat, marque a alternativa incorreta:
- A) É uma das causas de perda de biodiversidade.
- B) Geralmente, é consequência dos processos de urbanização e de desenvolvimento da agropecuária.
- C) O aquecimento global leva à destruição de habitats.
- D) É um problema que pode ser resolvido levando as espécies das áreas destruídas para uma área de preservação em outro bioma.
- E) As plantas são um dos organismos mais afetados pela destruição de habitats, uma vez que não conseguem migrar para outras áreas.
Alternativa “d”
Nem sempre a espécie que vive em uma área consegue se estabelecer em outra, pois os recursos necessários para sua sobrevivência, como alimento, podem não estar disponíveis no novo local.
3) Analise as alternativas abaixo e marque aquela que descreve uma das consequências da introdução de espécies exóticas em uma área.
- A) Diminuição da competição entre os organismos que ali vivem.
- B) Garantia de uma maior disponibilidade de alimento para as espécies daquele habitat.
- C) Reprodução exagerada das espécies exóticas em virtude da falta de predadores naturais.
- D) Poluição e contaminação do ambiente em que as espécies exóticas vivem.
- E) Equilíbrio na cadeia alimentar daquele local.
Alternativa “C”
As espécies exóticas, ao serem introduzidas em um novo ambiente, podem encontrar uma área sem predadores naturais. Isso pode causar sua reprodução exagerada e, consequentemente, uma competição por recursos com outras espécies que ali vivem.
4) Todos os fatores abaixo contribuem para a perda de biodiversidade, exceto:
- A) A destruição de habitat
- B) A contaminação da água, do solo e do ar
- C) O aquecimento global
- D) A introdução de espécies invasoras
- E) O uso sustentável dos recursos naturais
Alternativa “E”
O uso sustentável dos recursos naturais não causa a perda de biodiversidade, ao contrário, garante a manutenção dessas espécies na natureza. A perda de biodiversidade está associada ao uso excessivo de recursos.