Questões Sobre Biodiversidade - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (Enem) A biodiversidade diz respeito tanto a genes, espécies, ecossistemas, como a funções, e coloca problemas de gestão muito diferenciados. É carregada de normas de valor. Proteger a biodiversidade pode significar:
[
– a eliminação da ação humana, como é a proposta da ecologia radical;
,
– a proteção das populações cujos sistemas de produção e cultura repousam num dado ecossistema;
,
– a defesa dos interesses comerciais de firmas que utilizam a biodiversidade como matéria-prima para produzir mercadorias.
,
(Adaptado de GARAY, I. & DIAS, B. Conservação da biodiversidade em ecossistemas tropicais)
,
De acordo com o texto, no tratamento da questão da biodiversidade no Planeta,
]
- A) o principal desafio é conhecer todos os problemas dos ecossistemas para conseguir protegê-los da ação humana.
- B) os direitos e os interesses comerciais dos produtores devem ser defendidos, independentemente do equilíbrio ecológico.
- C) deve-se valorizar o equilíbrio do meio ambiente, ignorando-se os conflitos gerados pelo uso da terra e seus recursos.
- D) o enfoque ecológico é mais importante do que o social, pois as necessidades das populações não devem constituir preocupação para ninguém.
- E) há diferentes visões em jogo, tanto as que só consideram aspectos ecológicos quanto as que levam em conta aspectos sociais e econômicos.
Resposta:
Alternativa "E"
De acordo com o texto, a proteção da biodiversidade envolve diferentes perspectivas, não se limitando apenas aos aspectos ecológicos. Existem visões que consideram tanto os aspectos ecológicos quanto os sociais e econômicos. Portanto, a valorização da biodiversidade abrange uma abordagem mais ampla, que reconhece a interconexão entre o meio ambiente, as comunidades humanas e as atividades econômicas.
2) (UFSCar) Acerca da importância da biodiversidade brasileira, o Secretário do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente afirmou:
[
Os números da biodiversidade brasileira impressionam. Dentro dos países megadiversos, o Brasil ocupa o primeiro lugar, fruto de sua extensão territorial e posição geográfica. Estima-se que o país possua entre 15% e 20% do total de espécies de seres vivos da Terra. Apesar do gigantismo, pouco se conhece sobre a biodiversidade brasileira, pois apenas 10% das espécies conhecidas foram catalogadas.
,
(Revista Galileu, dezembro de 2002.)
,
Fazendo-se uma análise dos dados apresentados e dos interesses que envolvem a questão, pode-se afirmar que
]
- A) a existência de um grande patrimônio genético ainda pouco conhecido garantirá ao Brasil uma posição econômica hegemônica entre as nações no século XXI.
- B) a biodiversidade brasileira só poderá ser mantida a partir de políticas que impeçam a exploração dos recursos florestais brasileiros, especialmente na Amazônia.
- C) a garantia de que a biodiversidade brasileira e mundial poderá ser explorada de forma racional depende do cumprimento do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997.
- D) a riqueza de nossa biodiversidade eleva a importância do Brasil no cenário mundial, no que se refere às questões ambientais e, também, nos aspectos econômicos.
- E) o atraso da pesquisa científica, no Brasil, demonstra a necessidade de gerenciamento da biodiversidade existente por parte de países mais desenvolvidos.
Alternativa “d”. A biodiversidade brasileira é de grande valor ambiental e econmico, o que eleva a importância do Brasil no cenário mundial em relação a questões ambientais e econômicas.
3) Podemos classificar a biodiversidade em três grandes níveis. Quando nos referimos às espécies de uma área, o papel ecológico dessas espécies e como as composições das espécies variam, estamos falando de
- A) diversidade genética.
- B) diversidade orgânica.
- C) diversidade ambiental.
- D) diversidade ecológica.
- E) diversidade sistemática.
Alternativa “D”. A diversidade ecológica refere-se às interações entre os seres vivos e destes com o meio ambiente. Ela engloba a variedade de espécies, a complexidade das comunidades e os processos que ocorrem nos ecossistemas. Portanto, quando nos referimos às espécies de uma área, seu papel ecológico e as variações na composição das espécies, estamos falando da diversidade ecológica.
4) Um importante conceito diz que biodiversidade é a “variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos de que fazem parte. Compreende ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas”. Esse conceito está na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), um importante tratado estabelecido durante a
- A) Rio +20.
- B) Rio +10.
- C) Agenda 21.
- D) Eco-92.
- E) Eco-20.
Alternativa “d”. A Convenção sobre Diversidade Biológica foi estabelecida durante a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. Essa convenção é um tratado da Organização das Nações Unidas e um importante instrumento relacionado ao meio ambiente.