Continua após a publicidade..
Bioma é uma região com o mesmo tipo de clima, possui plantas e animais característicos [Planeta Terra: Ecossistemas, 2008]. Mas, como a interferência do homem na natureza é constante, os cientistas criaram uma nova espécie de mosquito da malária modificado geneticamente para não transmitir essa doença e o introduziram na Amazônia. Então, é correto afirmar que
- A) modificar geneticamente um mosquito não significa alterar o seu DNA.
- B) modificar um organismo geneticamente significa cruzar espécies diferentes.
- C) a modificação genética dos mosquitos pode ser feita pelo cruzamento dos mosquitos da malária com outros tipos de insetos, gerando novas combinações.
- D) os ambientalistas defendem o uso da engenharia genética, pois os seus efeitos são totalmente previstos e controlados, não trazendo perigo para a humanidade.
- E) transgenia significa a inserção de um gene de uma espécie diferente em outra espécie.
Resposta:
A alternativa correta é letra E
A modificação genética trata-se exclusivamente da alteração do conteúdo de DNA em um indivíduo. O cruzamento entre o mosquito da malária e outros tipos de insetos seria inviável uma vez que, a priori, representariam duas espécies distintas; mas, de qualquer forma, se viável fosse, o cruzamento seria responsável pela mistura dos materiais genéticos e não pela modificação genética em si. A engenharia genética trata-se de um estudo onde modificações nas sequências de DNA são testadas e verificadas, totalmente desvinculadas à previsões. Portanto, a resposta correta é a alternativa E.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário