Continua após a publicidade..
Desde a Antiguidade, os empreendedores já fabricavam vinho, cerveja, pão, queijo e outros produtos por meio da fermentação. De lá para cá, muitas técnicas foram desenvolvidas e aplicadas aos processos biológicos de produção de substâncias para os mais variados fins. É a biotecnologia.
A partir da década de 1970, a biotecnologia concentrou suas atenções nas pesquisas com o DNA (material genético) e, com isso, foi possível criar os organismos geneticamente modificados, conhecidos como transgênicos.
Depois do sucesso obtido na transferência de genes de uma espécie para outra, foi possível evoluir e aplicar técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas e outros produtos.
Analise as afirmações a seguir e assinale a correta.
- A) Os organismos transgênicos recebem e expressam genes de outras espécies.
- B) Os organismos geneticamente modificados são obtidos a partir da fermentação.
- C) A fabricação de pão e de queijo ocorre principalmente pela utilização de organismos transgênicos.
- D) Os organismos transgênicos não transferem as novas características adquiridas para as próximas gerações.
- E) A técnica de produção dos transgênicos é realizada apenas entre as espécies que pertencem ao mesmo reino.
Resposta:
A alternativa correta é letra A
A fermentação é um processo químico realizado por organismos vivos como algumas bactérias e leveduras. A diferença entre organismos transgênicos e geneticamente modificados é que os transgênicos são organismos que receberam e expressam genes de organismos de outras espécies e até de outros reinos, já os geneticamente modificados apenas tiveram características desejáveis selecionadas, como aumento de tamanho ou ausência de sementes. Além disso, os organismos transgênicos são capazes de transmitir as novas características aos seus descendentes. Assim a resposta correta é a letra A.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário