Questões Sobre Cérebro - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (Vunesp) De acordo com o Código Nacional de Trânsito, dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a 0,8 gramas de álcool por litro de sangue (= 2 copos de cerveja), é uma infração gravíssima sujeita à multa e suspensão do direito de dirigir. Com base nos conhecimentos sobre os efeitos do álcool sobre o organismo, indique a alternativa que fundamenta a regulamentação acima.
- A) O álcool é uma droga que pode levar à dependência química.
- B) O álcool provoca danos ao fígado, levando o indivíduo a desenvolver a cirrose hepática.
- C) O álcool diminui a resistência do organismo e aumenta os riscos de alguns tipos de câncer.
- D) O consumo de álcool inibe certos neurônios no cérebro, afetando o raciocínio, os reflexos e a coordenação motora.
- E) O consumo de álcool leva a pessoa a se sentir mais alerta, confiante, com mais força física, disposição e capacidade mental.
Alternativa Correta:
D) O consumo de álcool inibe certos neurônios no cérebro, afetando o raciocínio, os reflexos e a coordenação motora.
O álcool afeta diretamente as ações de uma pessoa, pois inibe algumas atividades do cérebro. Como os reflexos e a coordenação motora são prejudicados, não se recomenda o uso de álcool antes de realizar certas atividades.
2) (UFRN) Um motorista infrator, ao dirigir, na Via Costeira, em alta velocidade, perdeu o controle do carro em uma curva, sofrendo um acidente. Ao chegar ao pronto-socorro, diagnosticou-se uma isquemia cerebral (bloqueio da circulação nas artérias que fornecem sangue ao encéfalo) no lobo frontal do cérebro.
[
Como consequência, poderá haver comprometimento da capacidade do motorista para
]
- A) piscar sob o estímulo de uma luz intensa.
- B) salivar ao sentir o aroma de uma comida.
- C) preencher uma ficha de identificação.
- D) sentir dor ao encostar em um ferro quente.
Alternativa C: Todas as ações descritas são respostas involuntárias, com exceção do preenchimento da ficha de identificação, que necessita de vários recursos, como memória, linguagem e consciência.
3) No cérebro, percebemos a presença de uma região mais escura que outra. A substância cinzenta, que é formada por ____________, está localizada mais externamente, enquanto mais internamente está a____________, que é rica em feixes de axônios ____________.
[
Marque a alternativa que completa os espaços acima.
]
- A) axônios, a substância branca, rompidos.
- B) dendritos, substância clara, mielinizados.
- C) corpos celulares, a substância branca, mielinizados.
- D) dendritos, substância branca, rompidos.
- E) axônio, substância clara, mielinizados.
Alternativa Correta:
C) corpos celulares, a substância branca, mielinizados.
No cérebro, percebemos a presença de uma região mais escura que outra. A substância cinzenta, que é formada por corpos celulares, está localizada mais externamente, enquanto mais internamente está a substância branca, que é rica em feixes de axônios mielinizados.
A presença de mielina garante a coloração mais clara da região do córtex cerebral.
4) O cérebro é uma estrutura que representa quase que 80% da massa total do encéfalo. Ele é formado por dois hemisférios (esquerdo e direito), os quais estão unidos pelo:
- A) lobo parietal.
- B) lobo occipital.
- C) corpo caloso.
- D) giro.
- E) sulco.
Alternativa Correta:
C) corpo caloso.
O cérebro é uma estrutura que representa a maior parte da massa total do encéfalo, e é formado por dois hemisférios, esquerdo e direito, os quais estão unidos pelo corpo caloso. O corpo caloso é uma importante estrutura composta por fibras nervosas que permitem a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.
5) O cérebro é uma estrutura extremamente importante para o funcionamento do corpo, sendo responsável por várias atividades essenciais que influenciam o nosso comportamento. Entre as funções relatadas a seguir, qual não pode ser completamente associada ao cérebro?
- A) Equilíbrio.
- B) Memória.
- C) Linguagem.
- D) Consciência
- E) Comportamento emocional.
Resposta:
A) Equilíbrio.
O equilíbrio é uma função que deve ser atribuída principalmente ao cerebelo, não ao cérebro.