Continua após a publicidade..
(VUNESP) Empresa coreana apresenta cães feitos em clonagem comercial. Cientistas sul-coreanos apresentaram cinco clones de um cachorro e afirmam que a clonagem é a primeira realizada com sucesso para fins comerciais. A clonagem foi feita pela companhia de biotecnologia a pedido de uma cliente norte-americana, que pagou por cinco cópias idênticas de seu falecido cão pit bull chamado Booger. Para fazer o clone, os cientistas utilizaram núcleos de células retiradas da orelha do pit bull original, os quais foram inseridos em óvulos anucleados de uma fêmea da mesma raça e posteriormente implantados em barrigas de aluguel de outras cadelas.
[
(Correio do Brasil, 05.08.2008. Adaptado.)
,
Pode-se afirmar que cada um desses clones apresenta
]
- A) 100% dos genes nucleares de Booger, 100% dos genes mitocondriais da fêmea pit bull e nenhum material genético da fêmea na qual ocorreu a gestação.
- B) 100% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes mitocondriais da fêmea pit bull e 50% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação.
- C) 100% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes mitocondriais de Booger, 50% dos genes mitocondriais da fêmea pit bull e nenhum material genético da fêmea na qual ocorreu a gestação.
- D) 50% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes nucleares da fêmea pit bull e 100% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação.
- E) 50% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes nucleares, 50% dos genes mitocondriais da fêmea pit bull e 50% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação.
Resposta:
Alternativa “a”. Cada um desses clones apresenta 100% dos genes nucleares de Booger, 100% dos genes mitocondriais da fêmea pit bull e nenhum material genético da fêmea na qual ocorreu a gestação. Para a formação do clone, utilizou-se o núcleo de células retiradas do Booger e, por isso, todos os genes nucleares a ele pertencem. Já as mitocôndrias são provenientes do óvulo utilizado. A fêmea que gerou o clone não contribui em nada com o material genético do novo ser.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário