Questões Sobre Comensalismo - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (UNICENTRO) As rêmoras alimentam-se de fragmentos de comida deixados pelo seu tubarão hospedeiro, bem como de invertebrados pelágicos e pequenos peixes. Esses peixes, então, ficam com as “migalhas” que sobram quando o tubarão captura sua presa (1º caso). Porém, agora, sabe-se que algumas rêmoras também se alimentam de ectoparasitas de tubarões. O tubarão hospedeiro, portanto, pode beneficiar-se da situação quando os ectoparasitas que vivem presos à sua pele são removidos pela rêmora (2º caso). Esse texto descreve duas interações ecológicas entre seres de diferentes espécies. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as interações que ocorrem no 1º e 2º casos.
- A) Competição e comensalismo.
- B) Mutualismo e comensalismo.
- C) Comensalismo e mutualismo.
- D) Inquilinismo e parasitismo.
- E) Parasitismo e inquilinismo.
Resposta:
Alternativa correta: C)
- No primeiro caso, ocorre Comensalismo, onde a rêmora se alimenta dos restos alimentares deixados pelo tubarão hospedeiro, sem causar prejuízo ou benefício direto a ele.
- No segundo caso, ocorre Mutualismo, pois a rêmora também se alimenta de ectoparasitas do tubarão, beneficiando-se, enquanto o tubarão também se beneficia ao ter seus parasitas removidos.
2) O comensalismo é uma relação ecológica em que uma espécie é beneficiada com a interação, entretanto, a outra não é prejudica nem beneficiada. Das relações a seguir, qual não representa uma relação de comensalismo?
- A) A rêmora alimenta-se dos restos alimentares do tubarão.
- B) A hiena alimenta-se dos restos deixados pelos leões.
- C) Os urubus alimentam-se do lixo produzido pelo homem.
- D) Os abutres alimentam-se da carniça.
- E) Os herbívoros alimentam-se de plantas.
Alternativa correta: E) Os herbívoros alimentam-se de plantas.
Explicação: Os herbívoros, ao se alimentarem de plantas, causam prejuízo ao vegetal, não sendo, portanto, um caso de comensalismo. No comensalismo, uma espécie é beneficiada com a interação, enquanto a outra não é prejudicada nem beneficiada.
3) O comensalismo é tradicionalmente conhecido como uma relação de alimentação em que uma espécie alimenta-se dos restos de comida de outras. Entretanto, atualmente, muitos autores estendem o conceito para outras relações em que uma espécie é beneficiada, mas a outra não é beneficiada nem prejudicada. Esse é o caso das bromélias, que vivem sobre as árvores sem parasitá-las. Anteriormente, essa relação era chamada de:
- A) mutualismo.
- B) competição.
- C) inquilinismo.
- D) colônia.
- E) sociedade.
C) inquilinismo.
O inquilinismo atualmente está sendo considerado um tipo de comensalismo. Nessa relação, um organismo busca abrigo em outro.
4) A relação entre tubarões e rêmoras é um exemplo de comensalismo. Nessa relação, a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de comida deste. Essa relação pode ser classificada como:
- A) Intraespecífica harmônica.
- B) Intraespecífica desarmônica.
- C) Interespecífica harmônica.
- D) Interespecífica desarmônica.
Resposta:
C) Interespecífica harmônica.
Essa relação entre tubarões e rêmoras é um exemplo de comensalismo, onde a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de comida deste. O comensalismo é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes (interespecífica) em que um organismo é beneficiado, mas o outro não é prejudicado nem beneficiado, caracterizando, assim, uma relação harmônica.