Continua após a publicidade..
Sabemos que a fecundação ocorre quando um espermatozoide entra no interior de um ovócito secundário. Após a entrada do gameta masculino, ocorrem modificações no ovócito que impedem a entrada de outros espermatozoides. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que explica corretamente esse processo.
- A) Ao chegar aos ovócitos, os espermatozoides liberam enzimas que matam os outros espermatozoides e alteram a superfície do gameta feminino.
- B) Assim que o espermatozoide entra no interior do ovócito, os grânulos corticais liberam seu conteúdo e formam a membrana de fecundação que impede a penetração de outro espermatozoide.
- C) Quando um espermatozoide penetra no ovócito secundário, ocorre a multiplicação de células da zona pelúcida, impedindo a entrada de outros espermatozoides.
- D) Assim que o espermatozoide entra no ovócito, ocorre a destruição da parede dessa última célula, evitando que outros espermatozoides penetrem no gameta feminino.
- E) A entrada do espermatozoide no ovócito desencadeia a fragmentação da corona radiada, o que impede a passagem de outros espermatozoides.
Resposta:
B) Assim que o espermatozoide entra no interior do ovócito, os grânulos corticais liberam seu conteúdo e formam a membrana de fecundação que impede a penetração de outro espermatozoide.
Os grânulos corticais são os responsáveis pela criação de uma membrana, chamada de membrana de fecundação, que impede a passagem de outros espermatozoides.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário