Continua após a publicidade..
Na Copa Libertadores da América de 2012, o time do Santos perdeu de 2 a 1 para o Bolívar, da Bolívia, em La Paz. O fraco desempenho físico do time santista em campo foi atribuído à elevada altitude da cidade, onde os jogadores desembarcaram às vésperas do jogo. Duas semanas depois, jogando em Santos, SP, o time santista ganhou do Bolívar por 8 a 0.
Considerando a pressão atmosférica, a mecânica e a fisiologia da respiração e, ainda, o desempenho físico dos jogadores do Santos nesses dois jogos, é correto afirmar que em Santos a pressão atmosférica é
- A) menor que em La Paz, o que implica menor esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2. Disso resulta saldo energético positivo, o que melhora o desempenho físico dos jogadores quando o jogo acontece em cidades de baixa altitude.
- B) maior que em La Paz, o que implica maior esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2. Em Santos, portanto, o maior esforço físico dos músculos envolvidos com a respiração resulta na melhora do desempenho físico dos atletas no jogo.
- C) menor que em La Paz, o que implica maior esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2. Tanto em Santos quanto em La Paz a quantidade de O2 por volume de ar inspirado é a mesma, e a diferença no desempenho físico dos jogadores deve-se apenas ao esforço empregado na respiração.
- D) maior que em La Paz, porém é menor a concentração de O2, por volume de ar atmosférico inspirado. Em La Paz, portanto, o organismo do atleta reage diminuindo a produção de hemácias, pois é maior a quantidade de O2disponível nos alvéolos. A menor quantidade de hemácias resulta no baixo desempenho físico dos jogadores.
- E) maior que em La Paz, assim como é maior a concentração de O2, por volume de ar atmosférico inspirado. Em Santos, portanto, com maior disponibilidade de oxigênio, a concentração de hemácias do sangue é suficiente para levar para os tecidos musculares o O2, necessário para a atividade física empregada no jogo.
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Como o próprio enunciado evidencia, a altitude em La Paz é elevada. Em altitudes elevadas, o ar é rarefeito; assim, a pressão de oxigênio é menor e a liberação do mesmo aos tecidos, tal como sua disponibilidade, também são reduzidas. Além disso, as hemácias contidas no indivíduo não são suficientes para levar aos tecidos musculares o oxigênio necessário para a atividade física, uma vez que há menos oxigênio disponível. Assim, essa oxigenação reduzida influencia no fraco desempenho físico dos atletas.
Já em Santos, onde a altitude é menor, a pressão atmosférica é maior, assim como a disponibilidade de oxigênio, sendo, então, suficiente a concentração de hemácias do sangue para a oxigenação dos tecidos musculares. Assim, essa maior concentração de oxigênio por volume de ar atmosférico inspirado em Santos permite ao jogador uma maior disponibilidade de oxigenação muscular, possibilitando um melhor desempenho físico.
Tal explicação consiste na alternativa E, em que consta que a pressão atmosférica em Santos é maior do que em La Paz, resultando na maior disponibilidade de oxigênio, melhor oxigenação muscular pelas hemácias e, consequentemente, melhor desempenho do jogador.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário