Continua após a publicidade..
Um camundongo recebeu uma injeção de proteína A e, quatro semanas depois, outra injeção de igual dose da proteína A, juntamente com uma dose da proteína B. No gráfico abaixo, as curvas X, Y e Z mostram as concentrações de anticorpos contra essas proteínas, medidas no plasma sanguíneo, durante oito semanas.

As curvas
- A) X e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína A, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
- B) X e Y representam as concentrações de anticorpos contra a proteína A, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
- C) X e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína A, produzidos pelos macrófagos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
- D) Y e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína B, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
- E) Y e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína B, produzidos pelos macrófagos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
Resposta:
A alternativa correta é letra A
A produção de anticorpos ocorre em resposta a um antígeno que entra em contato com as linfócitos B. Ao entrar em contato pela primeira vez com um antígeno, os linfócitos B são capazes de produzir anticorpos e ainda se proliferarem gerando células de memória; essa é a resposta primária. Essas células de memória, em caso de novo contato com esse mesmo antígeno, são capazes de produzirem anticorpos mais rápido e em maior número; essa é chamada resposta secundária. Assim a resposta é a letra A, sendo a curva X representante da resposta primária e a curva Z representante da resposta secundária.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário