Questões Sobre Glândulas Sudoríparas - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (PUC – RJ-2008) A água, por ter um alto calor específico, é um elemento importante para a regulação da temperatura corporal em todos os chamados animais de sangue quente. A quantidade de água necessária para a manutenção da estabilidade da temperatura corporal varia, basicamente, em função de dois processos: a sudorese e a produção de urina. Assinale a opção que aponta corretamente como funciona esse controle.
- A) Quando há aumento da temperatura ambiente, o indivíduo produz menor quantidade de suor e menor quantidade de urina.
- B) Quando há aumento da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e maior quantidade de urina.
- C) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz menor quantidade de suor e maior quantidade de urina.
- D) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e menor quantidade de urina.
- E) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e maior quantidade de urina.
Alternativa “C”. Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz menor quantidade de suor, pois não é necessário dissipar calor através da evaporação do suor. Por outro lado, ocorre uma maior produção de urina, pois o corpo não está perdendo água pelo suor e ainda precisa eliminar resíduos metabólicos.
2) Um aluno afirmou que, apesar de produzirem substâncias diferentes, a glândula sudorípara e a glândula sebácea possuem origem comum. O aluno está correto?
- A) Não, pois cada glândula possui função específica e local de origem diferenciado.
- B) Não, pois as glândulas sudoríparas originam-se na derme, enquanto as glândulas sebáceas originam-se na epiderme.
- C) Não, pois as glândulas exócrinas podem surgir de diferentes tecidos da pele.
- D) Sim, pois ambas as glândulas têm origem a partir do tecido epitelial.
- E) Sim, pois ambas as glândulas têm origem a partir do tecido conjuntivo.
Resposta:
A alternativa correta é a letra D) Sim, pois ambas as glândulas têm origem a partir do tecido epitelial.
Explicação: Tanto a glândula sudorípara quanto a glândula sebácea são formadas a partir de um tecido epitelial, que é o tecido de onde se originam as glândulas. Portanto, o aluno está correto ao afirmar que essas glândulas possuem uma origem comum.
3) As glândulas sudoríparas liberam o suor, normalmente, sem que nenhuma parte da célula secretora seja eliminada. Na região axilar, no entanto, ocorre a eliminação de parte do citoplasma da célula no momento da eliminação do suor. Quando uma secreção é eliminada com parte do citoplasma da célula secretora, dizemos que se trata de uma glândula:
- A) merócrina.
- B) holócrina.
- C) mista.
- D) apócrina.
- E) acinosa.
Alternativa “D”. Nas glândulas apócrinas, a eliminação da secreção ocorre com parte do citoplasma da célula secretora, tornando-as distintas das glândulas merócrinas, que liberam o suor sem perder parte do citoplasma. O suor produzido pelas glândulas apócrinas é geralmente mais viscoso.
4) As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor, uma substância relacionada com o controle da nossa temperatura. Essas glândulas, de acordo com a forma como eliminam sua secreção, podem ser classificadas em:
- A) glândulas endócrinas.
- B) glândulas holócrinas.
- C) glândulas mistas.
- D) glândulas exócrinas.
- E) glândulas compostas.
Resposta:
Alternativa correta: D) glândulas exócrinas.
As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor, uma substância relacionada com o controle da nossa temperatura. Essas glândulas eliminam sua secreção em superfícies livres, o que as classifica como glândulas exócrinas.