(UPE) Os seres vivos precisam da homeostase para manter a estabilidade e sobreviver. Além de sobreviver, devem ser capazes de adaptar-se ao ambiente que os cerca. Com relação à homeostase, assinale a alternativa correta:
- A) A regulação da quantidade de água e de sais no corpo dos peixes ósseos marinhos, conhecida como osmorregulação, ocorre, principalmente, pela ação dos grandes rins, que excretam elevada quantidade de sal e ureia.
- B) A regulação dos níveis de glicose no sangue circulante é realizada, principalmente, pelo glucagon do pâncreas e pela insulina produzida pelo fígado.
- C) Quando a temperatura corporal sobe ou desce, receptores na pele e no bulbo captam a alteração, enviando uma mensagem ao cérebro. Essa mensagem dá início a uma reação no sentido de gerar ou liberar calor na pele e no bulbo, conforme for o caso.
- D) Quando ocorre a mudança de uma variável, o corpo pode reagir por meio do feedback negativo. Por exemplo: na regulação dos níveis hormonais em que a produção de hormônios de uma glândula interfere na produção hormonal de outra glândula.
- E) O feedback negativo causa um efeito desestabilizador da homeostase, porque amplia as variações, gerando mudanças bruscas.
Resposta:
Alternativa “D”. O feedback negativo é fundamental para a manutenção da homeostase, pois atua como um mecanismo de autorregulação que permite ao organismo responder às mudanças no ambiente interno ou externo, promovendo ajustes para manter as condições ideais para o funcionamento celular. No feedback negativo, uma alteração em uma variável desencadeia uma resposta que tende a reverter a mudança, mantendo a estabilidade. Por exemplo, na regulação dos níveis hormonais, quando a concentração de um hormônio aumenta, isso pode inibir a produção de outro hormônio em uma glândula, evitando assim desequilíbrios. Portanto, o feedback negativo contribui para reduzir ou amortecer as variações, evitando mudanças bruscas e promovendo a estabilidade do meio interno.
Deixe um comentário