Questões Sobre Hormônios E O Sistema Genital Masculino - Biologia - Vestibular Tradicional
1) Analise as alternativas a seguir e marque a única que não corresponde à uma função atribuída à testosterona.
- A) Engrossamento da voz.
- B) Desenvolvimento do sistema genital masculino.
- C) Maturação dos espermatozoides.
- D) Aumento de pelos no corpo.
- E) Reabsorção de água pelos rins.
2) (Unifesp) Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem
- A) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.
- B) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozoides dos testículos para o pênis.
- C) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.
- D) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.
- E) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.
Alternativa “B”. A afirmação de que a vasectomia impede unicamente o transporte dos espermatozoides dos testículos para o pênis está correta. A testosterona, hormônio sexual masculino, é produzida nas células de Leydig, localizadas nos testículos, e é lançada diretamente na corrente sanguínea, não sendo afetada pela vasectomia. Portanto, a reversão da vasectomia não teria efeito sobre a produção de testosterona, pois essa produção não está diretamente relacionada aos ductos deferentes que são seccionados durante o procedimento.
3) As gonadotrofinas são hormônios que atuam sobre as gônadas e promovem o seu funcionamento adequado. Nos homens, as gonadotrofinas promovem, por exemplo, a formação dos espermatozoides. Observe as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente os dois hormônios conhecidos genericamente como gonadotrofinas:
- A) FSH e TSH.
- B) LH e FSH.
- C) GH e LG.
- D) T3 e T4.
- E) GnRH e FSH.
As gonadotrofinas são hormônios que atuam nas gônadas, tanto masculinas quanto femininas, e são essenciais para a reprodução e fertilidade. Os dois principais hormônios conhecidos como gonadotrofinas são o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH)1. Portanto, a alternativa correta que indica os dois hormônios conhecidos genericamente como gonadotrofinas é:
B) LH e FSH.
4) Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o efeito principal provocado pelo hormônio luteinizante no homem.
- A) estimular o desenvolvimento do folículo ovariano.
- B) estimular a produção de sêmen.
- C) estimular a produção de testosterona.
- D) estimular o desenvolvimento e maturação dos órgãos genitais.
- E) estimular a ereção.
C) estimular a produção de testosterona.
O hormônio luteinizante, produzido pela adeno-hipófise, estimula os testículos a produzirem testosterona, o hormônio masculino responsável pelos caracteres sexuais secundários.
5) Um dos principais hormônios masculinos e também o mais conhecido é a testosterona. Essa substância, que está relacionada, entre outras funções, com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários masculinos e com o desenvolvimento dos genitais, é produzida:
- A) na hipófise.
- B) no hipotálamo.
- C) no testículo.
- D) na próstata.
- E) na tireoide.
Alternativa correta: C
- A) na hipófise.
- B) no hipotálamo.
- C) no testículo.
- D) na próstata.
- E) na tireoide.
A testosterona é um hormônio sexual masculino produzido no testículo, mais precisamente nas células de Leyding.