Questões Sobre Lamarckismo - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (IFSudeste-MG) O francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829) foi o primeiro naturalista a propor uma teoria alternativa à fixidez das espécies em seu trabalho Philosophie Zoologique (1809). Assinale a alternativa que reúne os argumentos do referido teórico.
- A) A herança dos caracteres adquiridos e as mutações em células sexuais
- B) A seleção natural e a herança dos caracteres adquiridos
- C) A herança dos caracteres adquiridos e a herança mendeliana
- D) A seleção natural e a força interna das espécies
- E) A força interna das espécies e a herança dos caracteres adquiridos
Jean-Baptiste de Lamarck é conhecido por sua teoria da herança dos caracteres adquiridos, também conhecida como Lamarckismo. Ele acreditava que as características que os organismos desenvolviam durante a vida poderiam ser passadas para a sua descendência. Lamarck não propôs a seleção natural como mecanismo de evolução, essa foi uma ideia de Charles Darwin. Portanto, a alternativa que reúne os argumentos de Lamarck é:
E) A força interna das espécies e a herança dos caracteres adquiridos
2) (Unitins) A teoria evolucionista de Lamarck, conhecida como lei do uso e do desuso, baseava-se sobretudo no fato de que:
- A) a mutação é a principal causa da evolução.
- B) as alterações estruturais dos órgãos, adquiridas pelas espécies durante sua vida e por influência ambiental, são transmitidas hereditariamente, e assim se perpetuam ao longo das gerações.
- C) as espécies novas se originam de formas ancestrais por meio do acúmulo de adaptações.
- D) os sobreviventes de cada espécie são sempre os mais aptos.
- E) as espécies não sofrem modificações desde a sua criação.
Alternativa “B”.
3) De acordo com Lamarck, quando uma parte do corpo é utilizada extensivamente, ela se torna mais desenvolvida, e aquela menos utilizada acaba atrofiando. Essa ideia é conhecida como
- A) seleção natural.
- B) lei da herança dos caracteres adquiridos.
- C) ancestralidade comum.
- D) lei do uso e desuso.
- E) lei do desenvolvimento durante a vida.
Alternativa correta: D) lei do uso e desuso.
De acordo com Lamarck, a lei do uso e desuso propõe que partes do corpo utilizadas com maior frequência se tornam maiores e mais fortes, enquanto aquelas não utilizadas, com o tempo, atrofiam. Essa ideia foi uma das bases do pensamento Lamarckista sobre a evolução dos seres vivos.
4) Sobre Lamarck e sua teoria, marque a alternativa correta:
- A) Lamarck expôs suas ideias em um livro chamado “A origem das espécies”.
- B) Lamarck era adepto da ideia de que as espécies eram imutáveis.
- C) Lamarck e Darwin chegaram às mesmas conclusões sobre como a evolução ocorre.
- D) Lamarck, assim como Darwin, acreditava que o principal mecanismo evolutivo é a seleção natural.
- E) Lamarck, em sua teoria, admitiu que as espécies sofrem mudanças ao longo do tempo, porém os mecanismos propostos para tanto estavam incorretos.
Alternativa correta: E) Lamarck, em sua teoria, admitiu que as espécies sofrem mudanças ao longo do tempo, porém os mecanismos propostos para tanto estavam incorretos.
Explicação: Lamarck, em sua teoria da herança dos caracteres adquiridos, acreditava que as espécies sofrem mudanças ao longo do tempo devido ao uso ou desuso de determinadas estruturas, passando essas características adquiridas para a próxima geração. Porém, seus mecanismos propostos para explicar a evolução foram considerados incorretos, como a ideia de que as mudanças individuais durante a vida do organismo seriam hereditárias.
5) Quando falamos em teorias evolucionistas, um dos exemplos mais conhecidos para explicar a diferença entre o lamarckismo e o darwinismo é o pescoço das girafas. De acordo com o lamarckismo, como os pescoços longos das girafas surgiram?
- A) De acordo com Lamarck, os pescoços longos das girafas surgiram devido ao mecanismo de seleção natural.
- B) De acordo com Lamarck, existiam girafas de pescoço longo e pescoço curto. As girafas de pescoço longo apresentavam características que favoreciam sua sobrevivência. Esses indivíduos se reproduziam mais e passavam suas características aos descendentes, fazendo com que tais características, com o tempo, se tornassem dominantes na população.
- C) De acordo com Lamarck, o pescoço longo surgiu da necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores, a qual levava as girafas a esticarem seus pescoços, desenvolvendo, assim, a estrutura.
- D) De acordo com Lamarck, o pescoço longo surgiu como consequência de uma série de mutações que afetaram as girafas.
- E) De acordo com Lamarck, as girafas surgiram no planeta tal como são nos dias atuais, sendo, portanto, imutáveis.
A teoria de Lamarck, conhecida como lamarckismo, propõe que as características adquiridas durante a vida de um organismo podem ser transmitidas para a sua prole. No caso das girafas, Lamarck sugeriu que o pescoço longo surgiu como uma resposta ao ambiente: as girafas esticavam seus pescoços para alcançar folhas mais altas e, com o tempo, essa característica foi passada para as gerações seguintes.
Portanto, a alternativa correta que descreve a visão de Lamarck sobre o surgimento dos pescoços longos das girafas é:
C) De acordo com Lamarck, o pescoço longo surgiu da necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores, a qual levava as girafas a esticarem seus pescoços, desenvolvendo, assim, a estrutura.
6) Quais foram os dois princípios propostos por Lamarck para explicar a evolução dos organismos?
- A) Lei do uso e desuso e lei da herança dos caracteres adquiridos
- B) Lei do uso e desuso e lei da seleção natural
- C) Lei da seleção natural e lei da ancestralidade comum
- D) Lei da ancestralidade comum e lei da herança dos caracteres adquiridos
- E) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei da seleção natural
Os dois princípios fundamentais propostos por Lamarck para explicar a evolução dos organismos são:
A) Lei do uso e desuso e lei da herança dos caracteres adquiridos
Esses princípios sugerem que os órgãos que são utilizados frequentemente se desenvolvem mais, enquanto aqueles que não são usados se atrofiam (lei do uso e desuso). Além disso, as características adquiridas devido ao uso ou desuso podem ser passadas para a prole (lei da herança dos caracteres adquiridos).
7) Lamarck e Darwin, apesar das diferenças em suas teorias, concordavam que:
- A) a seleção natural explica como novas espécies surgem.
- B) as espécies sofrem modificação ao longo do tempo.
- C) as espécies são imutáveis.
- D) as espécies estão sujeitas a mutações.
- E) o uso de determinada estrutura a torna maior e mais forte.
Lamarck e Darwin, apesar das diferenças em suas teorias, concordavam que as espécies sofrem modificação ao longo do tempo, ou seja, não são imutáveis.
8) Das ideias apresentadas a seguir, qual pode ser atribuída a Lamarck?
- A) O meio exerce uma seleção natural sobre os indivíduos.
- B) As características adquiridas durante a vida do indivíduo podem ser herdadas.
- C) Os organismos mais aptos sobrevivem e se reproduzem mais.
- D) Em uma população, existem indivíduos que apresentam características que lhe conferem uma melhor adaptação que outros.
- E) Genes são a unidade fundamental da hereditariedade.
Alternativa “B”
De acordo com Lamarck, um organismo pode passar as modificações adquiridas durante sua vida aos seus descendentes.
9) (Enem- 2016) Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos.
[
O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de
]
- A) mutação.
- B) adaptação.
- C) seleção natural.
- D) recombinação gênica.
- E) variabilidade genética.
Resposta:
A alternativa correta é B) adaptação. Tanto Lamarck quanto Darwin destacaram a importância da interação entre os organismos e seus ambientes, mostrando que as características dos seres vivos são moldadas pela pressão seletiva do meio em que vivem, levando à necessidade de adaptação para sobreviver e se reproduzir.
10) (UFSCar-2001) “O meio ambiente cria a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes.”
[
O texto sintetiza as principais ideias relacionadas ao
]
- A) fixismo.
- B) darwinismo.
- C) mendelismo.
- D) criacionismo.
- E) lamarckismo.
Alternativa correta: E) lamarckismo.
O texto refere-se à teoria proposta por Lamarck, que envolve a ideia de que o meio ambiente influencia a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo, levando-o a se esforçar para atender a essa necessidade. Esses esforços resultam em modificações na estrutura do organismo, as quais podem ser transmitidas aos descendentes, de acordo com a lei da herança dos caracteres adquiridos.