Questões Sobre Memória Imunológica - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (IFMT) Estudo Defende Vacinar Meninos Contra HPV
[
Um tipo específico de câncer tem aumentado: o câncer de garganta relacionado ao Papiloma Vírus Humano (HPV), transmitido pelo sexo oral. Por isso, cientistas defenderam, em artigo no British Medical Journal, a inclusão dos meninos nos programas de vacinação. Os países que já adotaram políticas de imunização contra o HPV priorizaram a vacinação de meninas para evitar o câncer de colo de útero, o segundo mais frequente entre mulheres.
,
(Estudo Defende Vacinar Meninos Contra HPV. O Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/busca/ESTUDO%20DEFENDE%20VACINAR%20MENINOS%20CONTRA%20HP V>. Acesso em: 23 mar. 2010.)
,
Com relação às vacinas, marque a alternativa correta.
]
- A) É um tipo de imunização passiva nos meninos e ativa nas meninas.
- B) A resposta imune ao uso de vacinas depende direta e exclusivamente dos macrófagos.
- C) Tem sua melhor indicação em pacientes que já manifestam os sintomas da doença. No caso do texto, das meninas com câncer de colo de útero e dos meninos com câncer de garganta.
- D) Nos meninos, a vacinação é indicada, pois confere imunidade permanente em todos os casos de câncer.
- E) São sintetizadas com fragmento do agente causador (antígenos), com a finalidade de induzir no receptor a produção de anticorpos.
2) (Enem) O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.
[
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.
,
O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da:
]
- A) alta concentração de macrófagos.
- B) elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.
- C) aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.
- D) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.
- E) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.
Alternativa “E”
A utilização da vacina contra o HPV resulta em uma resposta imune mais eficaz devido à presença de células de memória. Quando uma pessoa é vacinada, seu sistema imunológico é exposto ao antígeno do vírus HPV, o que desencadeia a formação de células de memória específicas para esse antígeno. Em futuros encontros com o HPV, essas células de memória são rapidamente ativadas, promovendo uma resposta imune mais rápida e eficiente, caracterizando assim uma resposta secundária.
3) A vacinação promove a indução de uma resposta imune ____________, levando à formação de ______________ e células de _____________, garantindo, desse modo, uma resposta rápida e intensa, caso o corpo seja exposto novamente a esse antígeno. Marque a alternativa que apresenta os termos que completam, respectivamente, os espaços:
- A) primária, anticorpos e memória.
- B) primária, linfócitos T e defesa.
- C) secundária, anticorpos e memória.
- D) secundária, linfócitos T e defesa.
- E) secundária, macrófagos e memória.
Resposta:
Alternativa correta: A) primária, anticorpos e memória.
Explicação: A vacinação promove a indução de uma resposta imune primária, levando à formação de anticorpos e células de memória, garantindo, desse modo, uma resposta rápida e intensa, caso o corpo seja exposto novamente a esse antígeno.
4) (Enem) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.
[
Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento
]
- A) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.
- B) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
- C) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
- D) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
- E) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.
Resposta:
A alternativa correta é a B). O viajante deve receber orientações para tomar a vacina contra o vírus da febre amarela, receber soro antiofídico em caso de picada por cobra e antibiótico em caso de contato com a Leptospira sp, uma bactéria causadora da leptospirose.
5) As células de memórias são formadas a partir da diferenciação de:
- A) eosinófilos.
- B) basófilos.
- C) macrófagos.
- D) monócitos.
- E) linfócitos.
6) As células de memória são produzidas após:
- A) o organismo ter o primeiro contato com o antígeno.
- B) o organismo ter o segundo contato com o antígeno.
- C) o organismo ter se curado de uma infecção.
- D) uma reinfecção pelo mesmo vírus.
- E) todas as defesas do corpo terem se esgotado.
7) (MACKENZIE) A busca por recursos que sejam eficientes na prevenção de doenças tem sido alvo de grandes investimentos, tanto científicos como industriais. A esse respeito são feitas as seguintes afirmações:
[
I. A eficiência das vacinas é devida a produção de células de memória que permanecem no organismo, podendo combater o agente causador de uma doença imediatamente.
,
II. Existem diferentes tipos de células no sistema imunitário, sendo que os macrófagos são capazes de fagocitar partículas estranhas e os linfócitos podem produzir anticorpos.
,
III. Anticorpos são células cuja função é identificar e destruir partículas estranhas.
,
Assinale:
]
- A) se somente a afirmativa I for correta.
- B) se somente as afirmativas I e III forem corretas.
- C) se todas as afirmativas forem corretas.
- D) se somente as afirmativas I e II forem corretas.
- E) se somente as afirmativas II e III forem corretas.
8) Quando entramos em contato com um antígeno pela primeira vez, desencadeamos uma resposta primária que leva à ativação dos linfócitos B e a diferenciação dessas células em:
- A) plasmídeos e linfócitos T.
- B) plasmídeos e macrófagos.
- C) plasmócitos e células de memória.
- D) plasmócitos e linfócitos T.
- E) células de memória e plasmídeos.
Resposta:
Alternativa correta: C) plasmócitos e células de memória.
Quando entramos em contato com um antígeno pela primeira vez, desencadeamos uma resposta primária que leva à ativação dos linfócitos B. Esses linfócitos B então se diferenciam em plasmócitos, os quais são responsáveis pela produção de anticorpos, e em células de memória. As células de memória têm um papel crucial, pois permitem uma resposta mais rápida e eficiente do sistema imunológico quando o corpo é exposto novamente ao mesmo antígeno, conferindo imunidade específica.
9) Os seres humanos são capazes de estimular a produção de células de memória no corpo e, assim, prevenir-se contra algumas doenças. Os agentes utilizados para a produção de células de memória são:
- A) antitérmicos.
- B) vacinas.
- C) soros.
- D) anti-inflamatórios.
- E) antibióticos.
Alternativa Correta: B
- Resposta Questão 4
As vacinas são capazes de estimular nosso corpo a produzir anticorpos e células de defesa, uma vez que são formadas por antígenos mortos ou atenuados.
10) As células de memória são produzidas no nosso corpo em uma resposta imunitária conhecida como:
- A) primária.
- B) secundária.
- C) terciária.
- D) quartenária.
- E) quinzenária.
Alternativa “A”
A produção de células de memória ocorre durante a resposta imunitária primária. Na primeira exposição a um antígeno, o corpo humano gera células de memória e anticorpos específicos para aquele antígeno. Essas células de memória permanecem no organismo e são ativadas rapidamente em futuros encontros com o mesmo antígeno, resultando em uma resposta imune mais rápida e eficaz, conhecida como resposta secundária.