Questões Sobre Moluscos - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (Vunesp) O mexilhão-dourado, Limnoperna fortunei, é uma espécie exótica originária da Ásia, que chegou ao Brasil junto com a água de lastro de navios. Trata-se de um molusco do mesmo grupo das ostras, que se alimenta de partículas em suspensão filtradas da água e que vem causando impactos na comunidade de bentos. Considerando o texto, analise as três afirmações seguintes.
[
I. Uma comunidade de bentos refere-se a um conjunto de espécies que se movimentam ativa ou passivamente em um ambiente aquático.
,
II. O mexilhão apresenta rádula, que é uma estrutura dotada de pequenos dentes de quitina, para sua alimentação.
,
III. Esta espécie é um molusco que apresenta uma concha formada por duas valvas.
,
Com relação às afirmações, estão corretas:
]
- A) I, apenas.
- B) II, apenas.
- C) III, apenas.
- D) I e II, apenas.
- E) II e III, apenas.
Alternativa “C”
A afirmação III está correta. O mexilhão-dourado é um molusco que possui uma concha formada por duas valvas.
2) (U.F. Ouro Preto-MG) A rádula, presente em certos moluscos, tem por função
- A) defendê-los do ataque de outros animais.
- B) digerir quimicamente os alimentos.
- C) favorecer a locomoção.
- D) ralar os alimentos.
- E) secretar a concha.
3) Os cefalópodes possuem diferentes artimanhas para fugir dos predadores. Dentre elas, podemos citar a mudança de cor, que faz com que esses animais, rapidamente, consigam camuflar-se no ambiente marinho. A célula epidérmica que permite a mudança de cor é o:
- A) melanócito.
- B) cromatóforo.
- C) plastídios.
- D) coanócitos.
- E) trocófora.
A célula epidérmica responsável pela mudança de cor nos cefalópodes é o B) cromatóforo. Essas células contêm pigmentos e podem expandir ou contrair, permitindo que os cefalópodes alterem rapidamente a cor e o padrão de sua pele para camuflagem ou comunicação.
4) O filo Mollusca é dividido em sete classes, sendo as classes Bivalvia, Gastropoda e Cephalopada as mais conhecidas. Marque a alternativa onde encontramos, respectivamente, o nome de um bivalve, um gastrópode e um cefalópode.
- A) Polvo, caramujo e ostra.
- B) Ostra, lula e caracol.
- C) Caramujo, caracol e polvo.
- D) Mexilhão, lesma e lula.
- E) Lulas, caracol e ostra.
Resposta:
Alternativa correta: D)
- Mexilhão: Bivalve.
- Lesma: Gastropode.
- Lula: Cefalópode.
Os bivalves são moluscos que apresentam concha formada por duas valvas. Como exemplo, podemos citar as ostras e os mexilhões.
Os gastrópodes possuem um grande pé e apresentam representantes no ambiente marinho, água doce e terrestre. Dentre os representantes mais conhecidos, destacam-se a lesma, caracóis e caramujos.
Os cefalópodes são animais exclusivamente marinhos e que possuem cabeça ligada ao pé. Como exemplo, podemos citar as lulas, polvos e náutilos.
5) Os moluscos são animais que apresentam corpo mole e normalmente possuem conchas. De uma maneira geral, o corpo desses animais costuma ser dividido em três partes básicas:
- A) cabeça, membros e tórax.
- B) cabeça, cefalotórax e abdômen.
- C) cabeça, massa visceral e pé.
- D) cabeça, tórax e abdômen.
- E) cabeça, massa visceral e abdômen.
O corpo dos moluscos, de maneira geral, é dividido em três partes básicas: C) cabeça, massa visceral e pé. A cabeça contém os órgãos sensoriais e a boca; a massa visceral é a parte que contém os órgãos internos; e o pé é a parte muscular geralmente utilizada para locomoção.