Questões Sobre Mutação - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (Unifesp-2003) Desde que os primeiros animais foram domesticados, o homem vem alterando suas populações a fim de melhorar as características que julga mais importantes, tais como mais carne, mais ovos, mais lã, entre outras. Numa população sem a interferência do homem, o surgimento de indivíduos com essas características “melhoradas” decorre de ……………………… ou de …………………… O homem, nesse contexto, faz o papel de …………………………
[
As lacunas do texto devem ser completadas, respectivamente, por
]
- A) condições do ambiente … herança direta dos pais …agente seletivo.
- B) condições do ambiente … seleção natural … agente mutagênico.
- C) reprodução sexuada … mutações … agente seletivo.
- D) reprodução sexuada … seleção natural … agente mutagênico.
- E) mutações … condições do ambiente … agente mutagênico.
As lacunas do texto devem ser completadas, respectivamente, por mutações ou de seleção natural. O homem, nesse contexto, faz o papel de agente seletivo.
Portanto, a alternativa correta é:
C) reprodução sexuada … mutações … agente seletivo.
Na natureza, sem a interferência humana, o surgimento de características “melhoradas” em animais pode ocorrer devido a mutações aleatórias que conferem alguma vantagem adaptativa ou pela seleção natural, que favorece a sobrevivência e reprodução dos indivíduos com tais características. O homem, ao selecionar intencionalmente animais com características desejáveis para reprodução, atua como um agente seletivo, direcionando a evolução das populações domesticadas
2) (PUC-RJ-2002) “A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, seríamos ainda bactéria anaeróbia, e a música não existiria (…). Errar é humano, dizemos, mas a ideia não nos agrada muito, e é mais difícil ainda aceitar o fato de que errar é também biológico” (Lewis Thomas. A medusa e a lesma, ed. Nova Fronteira, RJ, 1979). Esse texto refere-se a uma característica dos seres vivos. É ela:
- A) seleção natural.
- B) reprodução.
- C) excitabilidade.
- D) excreção.
- E) mutação.
Alternativa “E”
A mutação pode ser definida como mudanças aleatórias que ocorrem no material genético de um indivíduo. São essas mudanças que levam ao surgimento de novas características.
3) Nem toda mudança no DNA é benéfica, sendo algumas neutras e até mesmo prejudiciais para um organismo. Levando em consideração essa característica das mutações, dizemos que elas são:
- A) especiais.
- B) estratégicas.
- C) aleatórias.
- D) evolutivas.
- E) direcionais.
Alternativa “C”. As mutações são chamadas de aleatórias, pois não surgem em um organismo com um objetivo específico. As mudanças no DNA ocorrem completamente ao acaso.
4) Um dos fatores mais importantes para que a evolução ocorra é a mutação, uma vez que esse processo está relacionado com mudanças no material genético do indivíduo. As mutações garantem:
- A) que a seleção natural selecione os organismos mutantes.
- B) que a variabilidade genética aumente em uma população.
- C) que as características sejam passadas de um descendente para outro.
- D) que os organismos adquiram apenas características vantajosas para sua sobrevivência.
- E) que os organismos consigam sobreviver no ambiente.
As mutações são eventos aleatórios que podem ter diferentes efeitos sobre os organismos. Elas são fundamentais para a evolução pois contribuem para a variabilidade genética das populações. A alternativa correta que descreve uma garantia proporcionada pelas mutações é:
B) que a variabilidade genética aumente em uma população.
Isso ocorre porque as mutações introduzem novas variações genéticas, que podem ser benéficas, neutras ou prejudiciais. No entanto, não é garantido que as mutações sejam sempre vantajosas (opção D) ou que garantam a sobrevivência dos organismos (opção E). Além disso, a seleção natural não seleciona organismos apenas por serem mutantes; ela favorece características que são vantajosas no ambiente (opção A). As características adquiridas por mutações podem ser passadas para os descendentes se estiverem presentes nas células reprodutivas (opção C).