Questões Sobre O Complexo Golgiense - Biologia - Vestibular Tradicional
1) Todas as funções a seguir podem ser atribuídas ao complexo golgiense, exceto:
- A) glicosilação.
- B) formação da parede celular.
- C) formação do acrossomo.
- D) secreção celular.
- E) síntese de proteínas.
A alternativa correta é a E) síntese de proteínas. O complexo de Golgi, também conhecido como aparelho de Golgi, está envolvido em várias funções dentro da célula, como a glicosilação de proteínas, formação da parede celular em plantas, formação do acrossomo nos espermatozoides e secreção celular. No entanto, a síntese de proteínas não é uma função do complexo de Golgi; essa tarefa é realizada pelos ribossomos no citoplasma ou no retículo endoplasmático rugoso.
2) O complexo golgiense é uma organela membranosa que apresenta uma região formadora e uma região de maturação. Na região formadora, a membrana assemelha-se àquela presente no(a)
- A) membrana plasmática.
- B) retículo endoplasmático.
- C) mitocôndria.
- D) lisossomo.
- E) carioteca.
A resposta correta para a questão é a B) retículo endoplasmático. Na região formadora do complexo golgiense, também conhecida como face cis, a membrana se assemelha à do retículo endoplasmático, pois é onde as proteínas e lipídios recém-sintetizados chegam do retículo endoplasmático para serem modificados e preparados para transporte para outras áreas da célula.
3) O complexo golgiense é uma estrutura formada por vesículas achatadas dispostas uma sobre a outra, que apresentam papel fundamental na
- A) respiração celular.
- B) divisão celular.
- C) fotossíntese.
- D) síntese de proteínas.
- E) secreção celular.
4) O complexo golgiense apresenta-se como um conjunto de vesículas achatadas, dispostas uma em cima da outra, que possuem suas laterais dilatadas. É uma estrutura polarizada que tem duas faces. A região em que são liberadas as vesículas de secreção é denominada de
- A) face geradora.
- B) face reprodutora.
- C) face cis.
- D) face trans.
- E) face formadora.
Alternativa correta: D) face trans.
O complexo golgiense apresenta-se como um conjunto de vesículas achatadas, dispostas uma em cima da outra, que possuem suas laterais dilatadas. Essa estrutura polarizada possui duas faces, sendo a região em que são liberadas as vesículas de secreção denominada de face trans, também conhecida como região de maturação.